Os tempos mudaram. Há algumas gerações, a prioridade no trabalho era a estabilidade. Depois, tornou-se um salário acima da média, que garantisse mais conforto. Agora, o foco está no tempo e qualidade de vida. Não foi só a mentalidade e as demandas que mudaram, as próprias empresas notaram a necessidade de acompanhar esse movimento, de olho nos consumidores e em quem faz parte de seu capital humano.
Entretanto, na mesma proporção, os funcionários viram a cobrança crescer. Metas e expectativas audaciosas em relação a vendas e produtividade. Foi nesse contexto que surgiram as campanhas de incentivo, afinal, qual de nós não se sente mais encorajado a atingir um objetivo quando sabemos que haverá uma recompensa, um prêmio a ser conquistado?
Desse modo, foram desenvolvidas alternativas para motivar os colaboradores e instigá-los a alcançar resultados cada vez mais ambiciosos. Nesse artigo a Golden Cross vai destacar sugestões de programas com essa finalidade, com ênfase na saúde do colaborador. Conheça algumas agora!
Conceito de uma campanha de incentivo
Uma campanha de incentivos são ações planejadas para motivar e engajar os empregados de uma empresa. Embora sejam mais associadas ao time comercial, é possível desenvolver esse tipo de iniciativa em outras áreas organizacionais. Podem ser temporárias ou permanentes, desde que cumpram seu objetivo.
Para estruturar uma campanha de incentivo, é preciso clareza para identificar onde deseja chegar ou qual problema solucionar. As vendas estão abaixo do esperado? É necessário reduzir os custos operacionais? A rotatividade está acima do normal? É válido ter em mente que, mesmo apresentando bons resultados e sendo considerada eficaz, essas iniciativas não são milagrosas.
Em outras palavras, elas não funcionam sozinhas. Se a companhia por trás não viabiliza outras medidas que as complementam, elas ficam sem sentido e não convencem, tampouco atingem seu intuito de encorajar e engajar. Por isso, é importante falarmos sobre os objetivos de uma campanha de incentivo.
Objetivos de uma campanha de incentivo
A principal razão para desenvolver uma campanha de incentivo é a necessidade de engajar. Qualquer setor pode aplicá-la. O de Medicina do Trabalho, por exemplo, pode se unir ao de Segurança do Trabalho, e criar uma gincana lúdica, com ações para atrair e promover a participação dos colaboradores.
Além de engajar, pode estimular uma competição saudável entre os empregados, levando-os a dar sua melhor performance e o que mais se destacar leva um prêmio. No mês das crianças (outubro), o gestor de uma loja de brinquedos cria uma campanha de incentivo e o vendedor que bater a meta ganha uma viagem para Santa Catarina com a família, para conhecer o Beto Carrero World.
Buscando na internet, é fácil se deparar com os mais diversos modelos. Basta adaptá-los à realidade da sua empresa. Contudo, antes, é fundamental destacar os objetivos que deseja alcançar para que, no fim da campanha, consiga identificar não apenas quem mais se destacou, mas, principalmente, se sua finalidade foi cumprida e se, em uma próxima oportunidade, vale a pena repetir a dose.
Importância das campanhas de incentivo
Através dessas ações, uma organização consegue investigar a produtividade, o engajamento e a motivação de seus empregados. De modo geral e de modo específico, comparando time a time. Essas informações podem servir como base para criação de outras estratégias, direcionadas àqueles que estiverem precisando de uma atenção a mais.
Também é importante para desenvolvê-los. Quanto mais se esforçam para se sobressair nessas campanhas, mais encorajam em si mesmos habilidades como determinação, persuasão e Inteligência emocional. A empresa pode funcionar como uma escola de competências, não só técnicas, mas comportamentais, aquelas que certificado nenhum assegura.
Por fim, as campanhas de incentivo potencializam o desempenho, estimulam o trabalho em equipe e o alcance das metas, promovem os valores institucionais e ainda, conseguem funcionar como um programa de reconhecimento, premiando quem mais se esforça e leva os objetivos a sério.
Exemplos de campanhas de incentivo relacionadas à saúde
A pandemia de Covid-19 chamou atenção para os cuidados com a saúde do corpo e a preservação da imunidade, ressaltando sua importância para se manter saudável e longe de ameaças. Mas, o ponto em que ela mais tocou foi a saúde mental e como situações assim podem fragilizá-la.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ainda em 2020, houve um aumento de 25% em casos de transtorno de ansiedade e depressão em todo o mundo. A síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, apresentou números igualmente alarmantes, elevando-a para entrar para o time de doenças ocupacionais, em janeiro deste ano.
Com isso, como era de se esperar, as empresas tiveram que parar e rever seus processos, estudando como impedir que seus colaboradores fossem afetados pela onda de estresse que os últimos meses trouxeram. A insegurança quanto a estabilidade do emprego, o medo de se contaminar e o isolamento social foram fatores decisivos para desequilibrar a saúde mental e exigir um posicionamento mais incisivo e concreto por parte dos empregadores.
Então, as campanhas de incentivo podem e devem ter relação com a saúde. Afinal, se teve uma certeza que a pandemia evidenciou, é que se trata de um bem inestimável. Se a empresa onde trabalha demonstra atenção e cuidado com isso é um ótimo sinal! Vale a pena, sim, investir em ações que associam o alcance de resultados aliados a premiações com foco no bem-estar e na qualidade de vida. Veja algumas ideias a seguir!
Plano de saúde e odontológico
Os planos — tanto o médico como o odontológico — são considerados excelentes benefícios relacionados à saúde. Uma prova disso é o levantamento feito pelo Instituto Bateiah Estratégia e Reputação (encomendado pela Associação Nacional das Administradoras de Benefícios – Anab). Nele, foi averiguado que o brasileiro considera o plano de saúde uma conquista, tão importante quanto ter um veículo ou realizar uma viagem.
Segundo a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, mais de um milhão de pessoas contrataram um plano de saúde em 2020, isto é, após o início da pandemia. Esse dado chama a atenção para a prioridade que o cuidado com a saúde ganhou, pois, mesmo com a redução do poder aquisitivo potencializado pela inflação, as pessoas continuam preferindo fazer sacrifícios em outras áreas a abrir mão do plano.
Ainda que a versão odontológica não tenha apresentado o mesmo crescimento, é indiscutível sua relevância. Não cuidar da saúde bucal pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e crônicas, como a diabetes. Portanto, descuidar-se não é uma opção. Oferecer o plano odontológico como benefício corporativo ou premiação de uma campanha de incentivo é útil e estratégico!
Incentivo à prática de esportes
Tão importante quanto se alimentar bem, é praticar um esporte que goste. Hoje é comum que as pessoas deixem ambos de lado, culpando a falta de tempo. Mas sabemos que nem sempre a rotina corrida é a grande vilã. Falta prioridade e conscientização! É aí que as empresas podem ajudar.
A maioria das cidades contam com grandes eventos de corrida. Que tal escolher um dos maiores para premiar, com um kit (que dá direito a participação)? O colaborador que levar a melhor, além de se sentir reconhecido e beneficiado pelo prêmio, ainda vai representar a empresa em uma ação de grande porte. Uma iniciativa assim serve para encorajar quem não pratica esporte algum, a conhecer, saber como funciona e, quem sabe, se preparar para uma oportunidade no futuro.
Desconto em academias
Disponibilizar um desconto em academias — ou em espaços voltados para a prática esportiva, que sejam mais abrangentes — também é um meio de incentivar que os colaboradores se exercitem. É vantajoso para ambas as empresas: tanto a que oferece a parceria, conseguindo mais clientes; como a que busca propiciar mais saúde e qualidade de vida a seus empregados, sendo reconhecida por essa intenção.
Ações beneficentes
Até aqui focamos na saúde física, porém sabemos que a mental é tão relevante quanto — e quando há um desequilíbrio, nenhuma das duas está bem. Uma organização que leva a sério seu papel social e tem um calendário de ações voltadas para o meio ambiente e a comunidade deve engajar seus funcionários como voluntários nesses projetos.
Já foi comprovado que ajudar o outro não apenas proporciona felicidade, como faz com que o sentimento seja prolongado e dure mais tempo. Um estudo feito por universidades americanas chegou a essa conclusão depois de realizar um experimento, premiando-os com dinheiro e direcionando-os a gastarem consigo mesmos ou com instituições filantrópicas, durante um intervalo de tempo.
Com o fim da experiência, averiguaram que aqueles que escolheram doar se sentiam mais felizes em comparação a quem optou por investir em si. Fazer parte de programas e ações sociais pode fazer bem à saúde mental dos funcionários, levando-os a conhecer e compreender realidades diferentes, desenvolvendo um senso maior de gratidão e consciência social.
Escolha e divulgação de campanhas de incentivo
O segmento em que a empresa atua é relevante para escolha de suas campanhas. Um projeto que funciona em uma indústria química não necessariamente vai ter a mesma performance em uma loja de produtos importados. Então, além de estudar uma proposta que tenha mais a cara da companhia, é essencial alinhar quais são os objetivos esperados.
Lembra quando falamos sobre a importância de ter clareza nessa parte? É porque se não estiver claro onde a empresa quer chegar, as ações não terão um alvo, concorda? E esse detalhe também impacta na promoção da campanha, afinal, se for específica de uma área organizacional, a comunicação vai ser direcionada para ela.
Decidir qual a melhor campanha para o negócio envolve, ainda, quanto ela está disposta a gastar com essa ação. Lembrando que o investimento a ser realizado deve ser proporcional à meta. Quanto mais audaciosa, mais o prêmio deve refletir sua dimensão. Essa harmonia vai chamar a atenção e motivar ainda mais os empregados.
Diferenciais dos planos de saúde da Golden Cross
Oferecer um plano de saúde é uma forma de cuidar do bem-estar no trabalho, disponibilizando os melhores serviços para que tenham autonomia e alcancem cada vez mais qualidade de vida. Esse é um dos propósitos da Golden Cross: atender companhias que priorizem o melhor cuidado para seus empregados.
Para atender a esse fim, nós contamos com uma rede de atendimento com mais de 600 hospitais, 14,4 mil consultórios e clínicas e 1,5 mil laboratórios. Em resumo, uma ampla e moderna estrutura, formada pelas maiores instalações do Rio de Janeiro, e com opções de planos reembolso, para quem está fazendo portabilidade de outro plano de saúde.
Nosso custo-benefício é um dos mais reconhecidos desse mercado e ele inclui um plano odontológico nos primeiros nove meses. Então, sua empresa vai ter a oportunidade de oferecer um serviço completo, ideal para quem busca um atendimento diferenciado.
No Portal Golden Cross você consegue gerenciar e encontrar todas as informações que precisar, como demonstrativos, boletos, guia da ANS e do consumidor, passo a passo para solicitação de reembolso e uma cartilha que direciona as melhores formas de usufruir do plano Golden.
Uma pesquisa feita pela Universidade da Califórnia identificou que, quanto mais feliz, mais produtivo, criativo e bom vendedor, ele é. Essas características impactam, também, na redução do absenteísmo, turn over (o indicador que considera admissões e desligamentos) e no número de acidentes de trabalho.
É evidente que não há uma fórmula mágica para deixar todos os funcionários felizes, contudo, demonstrar que se importa em mantê-los satisfeitos e que está disposta a investir em programas para isso faz parte do caminho para essa finalidade. Para chegar em respostas mais precisas, uma ideia é fazer pesquisas internas, que garantam o anonimato, e ajudem a identificar como é possível melhorar, especialmente em relação a benefícios.
Os funcionários gostam de se sentir ouvidos, que suas opiniões têm valor e estão sendo levados em conta. É impraticável considerar todas as sugestões, mas, se notar que algumas delas se destacam e têm fundamento, será que não vale a pena levar à alta gestão para a próxima campanha de incentivo? Conhecer os colaboradores é a chave para saber como lhes proporcionar experiências cada vez melhores.
Quer saber mais sobre os planos da Golden Cross e levar para sua empresa? Confira!