Bruxismo infantil: o que é e como tratar

10 minutos para ler

Você por acaso já ouviu sons estranhos no meio da madrugada, como se alguém estivesse mastigando uma borracha? Sua casa tem crianças? Se você respondeu sim para essas 2 perguntas, definitivamente chegou ao post certo. Que tal desvendar o mistério de o que fazer quando a criança range os dentes?

Mesmo que nem sempre seja fácil identificar o que está acontecendo, você logo vai descobrir que se trata do bruxismo infantil. O nome parece assustador, mas não é preciso entrar em pânico. Saiba desde já: a condição é comum, tem causas variadas e tratamentos que podem envolver uma equipe multidisciplinar.

Para ajudá-lo a reconhecer e tratar o problema, o melhor é buscar o acompanhamento de um dentista. Apesar de o bruxismo não ser essencialmente uma doença, normalmente é o dentista quem acaba descobrindo que a criança sofre com ele ao perceber sinais em uma visita de rotina.

Neste post, vamos mostrar o que é o bruxismo infantil, aproveitando para esclarecer as principais dúvidas sobre o problema, falar das possíveis causas e da necessidade de tratamento. Continue a leitura e preste atenção aos sons da madrugada, pois eles podem ajudar a identificar se seu filho tem bruxismo!

O que realmente é o bruxismo infantil?

Apesar de ter esse nome estranho e até assustador para muitas pessoas, o bruxismo nada mais é que a pressão e o ranger ou apertar dos dentes. Isso normalmente acontece à noite, durante o sono, mas também pode aparecer nos cochilos durante o dia.

Podendo apresentar um som similar ao de dentes batendo ou mastigando algo feito de borracha, o bruxismo deve ser identificado rapidamente para que não chegue a afetar a estrutura do dente.

Como mencionamos rapidamente na introdução, o bruxismo infantil é bastante comum, atingindo cerca de 40% das crianças em todo o mundo, segundo o Journal of Dentistry for Children.

Entre os incômodos que podem surgir em decorrência dessa condição estão:

  • amolecimento dos dentes;
  • dentes quebrados e lascados;
  • sangramento na gengiva;
  • dores de cabeça;
  • dores de ouvido;
  • sensação de fadiga na face;
  • distúrbios do sono.

Como identificar o problema em crianças?

Apesar de afetar os dentes e a região da boca como um todo, o bruxismo tem origem em problemas do sistema nervoso central. Está presente com muita frequência em crianças até o início da fase da adolescência.

Mas como ter certeza de que a criança apresenta bruxismo se você não percebe o problema durante a madrugada?

Se notar reclamações constantes de dores de cabeça, por exemplo, já pode entender como um sinal. Outros problemas que podem surgir e ajudar no diagnóstico são:

  • ranger ou apertar os dentes durante o dia ou enquanto dorme;
  • dores na bochecha ou na região do maxilar;
  • zumbido no ouvido;
  • dores em todo o rosto;
  • sensibilidade nos dentes ao comer alimentos quentes ou gelados.

Quais são as causas desse problema?

As causas do bruxismo infantil podem estar ligadas tanto a problemas físicos quanto a estados psicológicos. A origem do problema pode ser:

  • local;
  • ocupacional;
  • emocional;
  • hereditária;
  • sistêmica;
  • ligada a distúrbios do sono;
  • relacionada a problemas respiratórios.

Nas crianças, os fatores mais comuns são os relacionados a condições respiratórias, com obstrução das vias aéreas superiores. Tudo isso leva a problemas como apneias, refluxos e, por fim, o bruxismo. Se o lado emocional também estiver envolvido, será preciso dar uma atenção maior ao caso.

O que o bruxismo infantil tem a ver com o inverno?

O frio acaba sendo um período em que mais crianças e até adultos são afetados por essa condição. Isso porque as doenças respiratórias estão mais presentes nesse período, ligando o ranger de dentes à obstrução das vias respiratórias — o famoso nariz entupido.

Por isso, prevenir a gripe, as rinites ou crises de sinusite podem ser formas bem eficazes de evitar o bruxismo infantil nessa época do ano.

Como é feito o tratamento?

Se são tantas as causas relacionadas ao problema do bruxismo infantil, você já deve imaginar que o tratamento depende de qual delas atinge sua criança, certo? Depois de identificar a situação, portanto, é preciso descobrir o que está motivando o ranger de dentes.

Geralmente, o tratamento é feito de forma multidisciplinar, envolvendo dentista, psicólogo, fonoaudiólogo e otorrinolaringologista, a depender do caso. Fique de olho para entender melhor!

Consulta ao odontopediatra

O primeiro passo pode ser a visita a um odontopediatra, que vai prestar atenção aos sinais e sintomas existentes, ajudando a confirmar o diagnóstico. É também esse profissional quem vai avaliar até que ponto o bruxismo já está afetando a saúde bucal da criança.

Para ajudar a minimizar o problema, o dentista pode recomendar o uso de um protetor bucal feito sob medida para os dentes do pequeno,

Quando a criança começar a dormir com ele, alguns dos efeitos podem ser imediatos, como o alívio das dores de cabeça e dos músculos da face, bem como dos zumbidos no ouvido. O sono também terá uma melhora, assim como toda a qualidade de vida da criança.

Vale lembrar que os pequenos que ainda têm dentes de leite não podem usar o mesmo tipo de placa indicada para as crianças maiores ou pré-adolescentes, que já têm os dentes permanentes. O dentista saberá recomendar o aparelho adequado para cada fase, evitando problemas com o desenvolvimento e o crescimento dos ossos.

Além disso, vale ressaltar que o uso da placa exige outros cuidados relacionados à dentição, como evitar doces, balas, chicletes e alimentos que possam sobrecarregar a mastigação da criança.

Ajuda de outros profissionais

Com a proteção dos dentes e o sono garantidos, você pode passar para a investigação de outras causas do problema para poder atacá-las adequadamente.

Se houver um distúrbio emocional, a consulta com um psicólogo pode ajudar em questões que afetam o bem-estar. A terapia psicológica para crianças é um recurso que não pode ser desconsiderado, principalmente porque é capaz de proporcionar benefícios em muitos sentidos — como lidar com a ansiedade e outras situações cotidianas.

Muitas vezes, a criança não se abre com os familiares ou não consegue identificar direito seus sentimentos, uma missão que cabe aos profissionais que se capacitaram para isso.

Já o fonoaudiólogo também pode ser muito útil no tratamento do bruxismo infantil. Com esse profissional, a criança pode aprender a relaxar os músculos da face, especialmente a mandíbula. O fonoaudiólogo pode indicar exercícios simples, que ajudarão a diminuir a tensão sobre os dentes antes de dormir e as dores ao acordar.

O que mais fazer para melhorar o problema?

Fora o auxílio dos profissionais que já citamos, pequenas atitudes no dia a dia também vão contribuir para controlar ou acabar de vez com o bruxismo.

O papel dos pais ou de outras pessoas que convivem com a criança é muito importante para conseguir superar o problema de uma maneira leve, sem causar outros tipos de complicações físicas ou emocionais.

Não saber o que fazer quando a criança range os dentes é normal, mas saiba que uma das coisas que podem fazer a diferença é tentar deixar o momento de dormir bem tranquilo. A seguir, temos algumas sugestões.

Contar histórias ou ouvir músicas

Sentimentos de insegurança ou ansiedade costumam aparecer na hora do sono, embora nem todas as crianças desenvolvam o bruxismo. Uma dica para “acalmar os ânimos” e estimular a tranquilidade antes de dormir é contar histórias que envolvam a atenção dos pequenos até que eles peguem no sono.

Além de ser uma ótima oportunidade para se conectar com os filhos, a leitura ainda desperta a imaginação e ajuda na aquisição de vocabulário. Os mais velhos conseguem colocar essa dica em prática com mais autonomia, escolhendo um livro para ler por conta própria. De qualquer forma, esse é um hábito que deve ser estimulado.

Uma segunda alternativa é ouvir músicas para embalar o sono. Logo, é fundamental não escolher uma playlist muito agitada, que possa acabar atrapalhando o objetivo de ter uma noite tranquila.

Tomar um banho relaxante

Um banho gostoso é mais um item importante no ritual do sono. Crianças muito ativas precisam criar essa rotina de “desligar” o corpo aos poucos quando começa a anoitecer.

Então, cerca de uma ou duas horas antes de deitar, vale a pena tomar um banho com água morna para relaxar. Depois, é bom evitar qualquer coisa estimulante e dar preferência a atividades mais tranquilas, como fazer uma refeição leve, assistir a um pouco de televisão e ler algo interessante.

Aproveitar os benefícios dos óleos essenciais

Esse é um recurso que nem todos conhecem ou fazem uso, mas a verdade é que os óleos essenciais têm ficado cada vez mais “famosos”. Isso acontece justamente pelos benefícios que proporcionam, que vão desde o alívio de sintomas como a dor de cabeça até a indução do sono.

São muitas as opções de essências, sendo necessário estudar as indicações de cada uma delas para não causar nenhum efeito indesejado. No caso do bruxismo, lavanda, bergamota e camomila estão entre as recomendadas para relaxar e dormir melhor.

Basta pingar algumas gotas no travesseiro da criança ou usar difusores que vão propagar uma névoa aromatizada. Apesar de fazer muito bem, é preciso ter cuidado com os excessos e realizar uma boa pesquisa antes de usar qualquer óleo essencial.

Como evitar o surgimento do bruxismo infantil?

Há algumas dicas que podem ser seguidas para diminuir os riscos de esse problema afetar sua família, todas relacionadas a bons hábitos de alimentação e rotinas para um sono agradável. Veja o que você pode fazer:

  • desde pequenas, é bom que as crianças comam alimentos em pedaços e ricos em fibras para estimular uma mastigação eficiente e forte;
  • a criação do ritual para a hora do sono, com luzes baixas, longe de eletrônicos e tranquilidade máxima, é mais que benéfica para evitar o bruxismo;
  • cuide para que as crianças não tenham um dia a dia tão estressante, sabendo lidar com seus compromissos e sentimentos;
  • estabeleça uma rotina bastante ativa, sem deixar de reservar um tempo para dedicar a brincadeiras e atividades prazerosas.

Os cuidados com a saúde bucal são fundamentais para que você e sua família garantam sorrisos sempre bonitos e saudáveis. E nada de negligenciar a ida ao dentista por questões financeiras, ok? Um bom plano odontológico pode ajudar a manter a regularidade das consultas e a identificar problemas como o bruxismo infantil antes que tragam complicações.

Gostou de saber o que fazer quando a criança range os dentes? Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados à saúde bucal? Então, aproveite para assinar nossa newsletter e receber todas as novidades em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário