De tempos em tempos ouvimos algumas novidades sobre saúde e estética que acabam gerando dúvidas, concorda? Alimentos que devem ou não ser consumidos, tratamentos que prometem bons resultados, hábitos que fazem bem ou mal, e assim por diante. Você já ouviu falar que bicarbonato clareia os dentes?
O bicarbonato de sódio é uma substância classificada com sal e que encontramos no mercado em forma sólida, com coloração branca ou um pouco rosada. Suas aplicações são muito variadas, tanto que as pessoas recomendam até como clareador dental.
Para saber se isso é verdade ou não, continue acompanhando a leitura e confira dicas de como cuidar da sua saúde bucal.
Como funciona o clareamento com bicarbonato?
Há quem acredite que a substância ajuda a clarear os dentes, até mesmo por estar presente em diversas fórmulas de produtos como cremes dentais e enxaguantes bucais. Isso não é suficiente para concluir que o bicarbonato de sódio é um potencial clareador e que você deva usar em cada para deixar seu sorriso mais branco, certo?
O efeito do bicarbonato é promover um desgaste no esmalte dentário que dá a impressão de que houve um clareamento, mas a realidade é que essa “esfoliação” gera a sensação de limpeza e pode tirar algumas impurezas da superfície. Assim como é comum fazer esfoliação na pele, algumas pessoas acham que tudo bem usar esse tipo de produto para cuidar dos dentes.
Porém, o fato de ser uma substância abrasiva requer muita atenção para não corroer o esmalte dentário. Usar uma quantidade errada, por exemplo, é capaz de gerar vários problemas que você nem precisaria lidar se não fosse essa tentativa.
O bicarbonato está sim presente em produtos de saúde bucal e também é utilizado por dentistas no dia a dia do consultório odontológico. Contudo, não basta aplicar o bicarbonato de sódio para ter o resultado de dentes mais brancos. Essa é uma “lenda” inventada e que segue sendo acreditada por algumas pessoas, mas fazer o uso indiscriminado de qualquer substância pode ser extremamente perigoso.
Existem riscos nesse tipo de tratamento?
Como falamos, uma das principais características do bicarbonato é ser abrasivo devido à sua alta capacidade de desgaste. Então, a falta de alguns cuidados pode causar muitos danos, principalmente devido à proporção da substância e periodicidade de uso.
Algumas das complicações mais frequentes quando isso acontece são:
- sensibilidade no dente e na gengiva;
- sangramentos;
- erosão ácida;
- infecções.
Não são raros os casos de pacientes que tomam esse tipo de iniciativa por curiosidade ou desconhecimento do assunto, e depois precisam recorrer aos profissionais para resolver a situação — que, infelizmente, pode estar pior do que o esperado. O desgaste do esmalte vai reduzindo a camada protetora da dentina, aumentando a vulnerabilidade a outros problemas (cáries, deformidades etc).
Pode ser também que a aplicação do bicarbonato não cause nenhum efeito clareador ou outros resultados, embora correr o risco de comprometer sua saúde por conta disso realmente não vale a pena.
Dá para clarear os dentes em casa?
Antes de mais nada, lembre que o escurecimento ou amarelamento dos dentes é um processo natural, que acontece com todo mundo. Mesmo uma pessoa que cuida da sua saúde bucal pode ficar com o sorriso mais amarelado ao longo dos anos.
Alguns hábitos contribuem com isso, como o consumo de bebidas escuras (café, vinho, refrigerantes), cigarro e também a falta de higiene adequada. Com o tempo, as pessoas podem começar a ficar incomodadas com o visual escurecido e querer clarear os dentes. Você já passou por isso?
A busca por soluções caseiras acaba sendo a primeira alternativa para muita gente, especialmente para quem não vai ao dentista com frequência e fica sem a orientação adequada de como lidar com isso.
A verdade é que o grande “segredo” para deixar os dentes brancos depende da combinação entre uma boa rotina de higiene bucal e as limpezas realizadas em consultório, que também são conhecidas como profilaxia. Usar qualquer produto em casa, como bicarbonato, vinagre, água oxigenada ou qualquer outro é perigoso.
Para completar as dicas que vão ajudar a manter o sorriso saudável e mais branco, temos:
- evite consumir alimentos que tenham muito corante, como balas, refrigerantes e outros industrializados;
- escove os dentes após todas as refeições, retirando as impurezas da superfície e usando o fio dental para não acumular resíduos nos espaços interdentais;
- beba bastante água ao longo dos dias;
- fique longe do cigarro e de outros produtos com tabaco na composição;
- tome mais cuidado com alimentos e bebidas com forte pigmentação, tipo vinhos tintos e café, que aumentam a possibilidade de surgir manchas no esmalte.
Sobre usar cremes dentais específicos para clareamento, vale perguntar ao seu dentista quais são as melhores indicações. Não espere milagre, viu? A junção de tudo isso é o que vai garantir o melhor resultado, considerando também que a alimentação e os hábitos de vida influenciam sua saúde bucal.
Qual a importância de buscar um profissional?
Sabemos que ter os dentes branquinhos é um desejo de muitas pessoas, mas vale reforçar que esse é um tipo de tratamento que deve ser realizado por profissionais especializados. Produtos caseiros podem ser indicados por dentistas para ajudar no processo, embora nem sempre sejam suficientes para alcançar os resultados desejados.
A orientação de um especialista durante o clareamento é essencial para controlar riscos e preservar sua saúde. Inclusive, cada paciente vai receber o tratamento mais indicado para o seu caso e de acordo com os objetivos individuais.
Por exemplo, há pessoas que conseguem chegar na tonalidade esperada com o uso de produtos tópicos ou fazendo aplicações de laser sobre a superfície dentária. Em outros casos, o profissional e o paciente podem chegar à conclusão que revestir os dentes (com facetas, lentes de contato ou resina) é a melhor opção.
Agora você já sabe que bicarbonato não clareia os dentes e que não deve fazer isso! Procure sempre um profissional qualificado e de confiança para cuidar do seu sorriso, como são todos os credenciados da Golden Cross!
Gostou do conteúdo? Siga nosso perfil nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn) para continuar acompanhando todas as dicas que compartilhamos!