Estar motivado é essencial para que a produtividade em qualquer atividade seja satisfatória. Essa motivação pode ser causada por vários fatores, como um ambiente de trabalho confortável, agradável e que tenha todas as ferramentas para que o profissional possa executar suas tarefas.

Além disso, a motivação também pode vir por meio da concessão de benefícios. Os relacionados à saúde, como os planos de saúde, estão entre as melhores opções, pois, além de manter os colaboradores produzindo, também acabam trazendo outras vantagens. Quer entender melhor o assunto? Continue a leitura!

As vantagens de oferecer benefícios relacionados à saúde

A saúde do funcionário interfere diretamente na forma como ele executa o serviço, já que, quanto mais satisfeito o funcionário fica, mais ele se empenha no trabalho. Isso acaba se refletindo nos resultados da empresa, que consegue um retorno do investimento em longo prazo.

Motivação no trabalho

Quando a empresa busca instruir seus funcionários sobre saúde e bem-estar, eles sentem-se motivados, pois percebem que a empresa está preocupada com sua qualidade de vida. Além disso, quando são ofertados benefícios que resultam em uma melhora do estado de saúde, eles trabalham melhor por estarem se sentindo bem.

Aumento de lucros e redução de custos

A motivação no trabalho pode se refletir no ambiente corporativo, no relacionamento uns com os outros e no atendimento ao cliente. Como consequência, pode haver aumento nas vendas, redução de acidentes no trabalho e redução de desperdícios.

Redução de faltas

A redução de faltas também costuma ocorrer de forma natural, visto que a desmotivação, doenças, afastamentos e conflitos interpessoais tornam-se mais raros de ocorrer. Para complementar, a motivação no trabalho também torna os profissionais mais engajados e esforçados para se especializar e se desenvolver profissionalmente.

Retenção de talentos

A falta de retenção de talentos é um problema para empresa, que por vezes atrai, desenvolve, mas não consegue fazer com que permaneçam. Como consequência, o colaborador pode ir para outra empresa.

Isso pode acontecer mesmo que ela ofereça as mesmas condições financeiras. O diferencial podem ser os benefícios ou um ambiente de trabalho em que a qualidade de vida e a saúde dos funcionários são valorizadas.

Benefícios que podem ser oferecidos

Existem muitos benefícios que podem ser oferecidos. Separamos uma lista dos que estão relacionados à saúde dos colaboradores. Veja!

Conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável

Trabalhadores passam, em média, oito horas por dia no trabalho. Durante esse período, por morarem distantes, muitos deles não conseguem almoçar em casa e optam por comer fora.

O grande problema está no tipo de alimentação escolhido, pois fast foods, alimentos pesados, como muitos pães e massas, podem provocar sono, aumentar a ansiedade, prejudicar o foco e ainda provocar doenças.

Um estudo feito pela Universidade de Brigham, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que têm maus hábitos alimentares e não comem frutas e vegetais regularmente podem ter uma queda de desempenho de 93%.

Uma forma de evitar a queda de produtividade, aumentar a motivação no trabalho e incentivar uma alimentação balanceada é fazer convênios com restaurantes próximos ao local de trabalho. Realizar conscientização também provoca efeitos positivos.

Powered by Rock Convert

Palestras e adesão em campanhas relacionadas à saúde

A conscientização é um dos passos mais importantes, já que não adianta entregar as ferramentas disponíveis, é importante mostrar a importância de utilizá-las.

Convidar profissionais da área da saúde para dar palestras sobre alimentação, higiene bucal e outras questões é uma forma eficiente de conscientização.

Para mostrar que a empresa realmente é engajada e dar o exemplo, também é possível aderir a campanhas como o Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama), Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata), entre outras.

Essas campanhas ainda podem beneficiar a imagem da empresa junto a seus clientes e parceiros.

Incentivos para realizar atividades físicas e culturais

O perfil do trabalhador não é mais o mesmo e muitos já querem ter uma vida mais saudável e prazerosa. A falta de tempo ou de dinheiro costumam ser os motivos mais apontados como empecilhos para a realização de atividades físicas e experiências culturais.

Buscando reverter essa situação, muitas empresas passaram a oferecer planos com academias. Há também a distribuição de ingressos de cinemas, show e teatros mensalmente ou o vale cultura — um cartão pré-pago que pode ser utilizado para assistir a apresentações culturais ou comprar livros.

Por que optar por planos de saúde e o odontológicos

Oferecer o plano de saúde não é uma prática recente, mas seus benefícios permanecem sendo vantajosos e contratá-los pode ser um diferencial estratégico. Empresas que oferecem o salário e benefícios como o plano de saúde costumam atrair mais profissionais e manter a motivação no trabalho.

O mesmo vale para planos odontológicos que, por muito tempo, foram negligenciados e tratados como opcionais. No entanto, já se sabe que problemas bucais podem causar doenças e que eles são complementares.

O plano de saúde e o odontológico faz com que ambas as partes economizem, pois o colaborador reduz gastos relacionados a essas áreas e a empresa pode ofertar o benefícios, em vez de ajustar os salários que, por conta da carga tributária brasileira, costumam custar mais.

De acordo com uma pesquisa da Catho, feita em 2014, 74,6% dos brasileiros entendem o plano médico como um item de motivação no trabalho. Quando se trata do convênio odontológico, 40,4% deles acreditam ser um dos benefícios mais importantes.

Além disso, toda empresa está sujeita a acidentes de trabalho e precisa arcar com as despesas do socorro. Aquelas que oferecem plano de saúde recebem assistência direta no caso de acidentes. Já as que não oferecem, precisam arcar com os custos de modo particular e as quantias são bem maiores.

Os planos médicos e odontológicos empresariais são coletivos e o colaborador pode ou não optar por participar. O custo varia de acordo com a quantidade de colaboradores e a rede de serviços escolhida. No entanto, é importante lembrar-se de que ele é um investimento, que terá um retorno em longo prazo, o que inclui o aumento da motivação no trabalho.

A Golden Cross é uma empresa pioneira no setor de saúde e oferece o plano médico e também o odontológico (Goldental). Além de oferecer excelentes opções de planos para a sua empresa, somos comprometidos com as necessidades de nossos associados. Entre em contato conosco e confira!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This