Benefícios do sono para a saúde

5 minutos para ler

Não há nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia de trabalho, ter uma boa noite de sono e acordar renovado no dia seguinte, não é mesmo? No entanto, com a correria do dia a dia muitas pessoas acabam dormindo menos (e pior) que o necessário.

sono é uma necessidade fisiológica, e uma boa noite de descanso cumpre funções essenciais para o nosso organismo, como recuperação do desgate físico e mental, consolidação da memória, entre outros benefícios.

Por outro lado, quem dorme mal pode ter problemas relacionados ao metabolismo, a capacidade de raciocínio, a síntese de alguns hormônios e etc. Tudo isso favorece o surgimento de diversas doenças, como a obesidade e a depressão.

Por isso, neste artigo listamos alguns dos principais benefícios trazidos por uma boa e relaxante noite de sono. Mas, antes de apresentá-los, é interessante que você conheça algumas curiosidades sobre esta importante função do organismo.

Sobre as fases do sono

De acordo com a neurociência, o sono se divide basicamente em duas importantes fases com características distintas:

REM: traduzindo livremente do inglês, significa movimento rápido dos olhos. Nesta fase, diretamente relacionada com a restauração das funções cognitivas, é que ocorrem os sonhos.

Não REM: divide-se em três subfases: N1: início do sono (um estágio de transição); N2: sono superficial; e N3: sono profundo (onde ocorre a secreção e liberação de diversos hormônios). Esta fase é responsável pela restauração física do indivíduo.

Tempo ideal do sono

O senso comum é taxativo: todos devem dormir cerca de oito horas para repor adequadamente as energias. Com a maioria das pessoas, de fato, a quantidade de sono ideal é de 7 a 8 horas por noite. Mas nem sempre é assim.

Alguns indivíduos, chamados de curto dormidores, precisam de no máximo 6 horas de sono por noite. Outros, conhecidos pela ciência como longo dormidores, tem a necessidade mínima de 9 horas.

Vale lembrar, porém, que a qualidade do sono é tão ou mais importante que a quantidade de horas dormidas.

Benefícios do sono para a saúde

  1. Previne a obesidade

Durante o sono, nosso organismo produz o hormônio leptina, que está diretamente relacionado à sensação de saciedade. Portanto, quem tem dificuldades para dormir tende a sentir mais fome durante o dia. Além disso, a falta de sono estimula a produção de outro hormônio, o grelina, que estimula o apetite. Dormir mal, portanto, estimula o consumo de calorias em excesso.

Powered by Rock Convert
  1. Combate à hipertensão

Quando temos insônia, a atividade da adrenalina aumenta em nosso corpo, o que equivale a um estado de estresse. Com isso, a pressão sanguínea é afetada. Já um sono profundo, por outro lado, está relacionado a bons níveis de pressão arterial.

  1. Previne a depressão

O sono adequado reduz a ansiedade, melhora o humor e a disposição para as atividades do dia a dia. Estudos ainda mostram que quem dorme entre seis e oito horas por noite apresenta níveis mais baixos de depressão em comparação com quem dorme pouco ou em excesso.

  1. Diminui o risco de doenças cardiovasculares

Uma noite mal dormida pode levar ao aumento do hormônio cortisol, que está ligado ao estresse. Isso leva o coração a trabalhar justamente quando deveria estar em repouso. Além disso, estudos mostram que dormir pouco causa desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas, o que aumenta os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Séries especialidades médicas: saiba mais sobre a cardiologia

  1. Melhora o desempenho no trabalho e nos estudos

Pessoas que dormem bem têm as funções cognitivas restauradas e tendem a apresentar melhor capacidade de concentração, de memória e o raciocínio mais rápido.  Por outro lado, uma noite mal dormida gera dispersão, sonolência e irritabilidade, o que diminui a produtividade e aumenta as chances de erro.

  1. Fortalece o sistema imunológico

Descansar com qualidade é essencial para que as células e proteínas de seu sistema imunológico se mantenham fortes. Isso está diretamente relacionado à capacidade de prevenção contra gripes e outras infecções.

  1. Favorece o desempenho físico

Dormir com qualidade garante uma adequada restauração física, melhorando a sua coordenação e seu tempo de recuperação muscular. Dormir mal, por outro lado, reduz a força dos músculos, atrapalhando o desempenho em todos os tipos de esporte.

Conheças nossas dicas para uma vida saudável

 

Saiba mais:

Do blog: alimentos que combatem o cansaço

Reportagem sobre a relação entre sono e aprendizagem – Globonews.

Revista Corpo a Corpo

minhavida.com

Portal Catraca Livre

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário