Benefícios corporativos: despesa ou investimento? Veja agora!

7 minutos para ler
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert

A oferta de benefícios corporativos para os colaboradores é uma estratégia fundamental para empresas de todos os portes. Afinal, é preciso que eles estejam emocional e fisicamente saudáveis para contribuir com o seu talento e potencial para o sucesso da organização.

Essa é uma forma de cuidar da qualidade de vida e bem-estar da equipe, garantindo que ela esteja motivada e satisfeita com o local em que trabalha. Esses aspectos trazem retornos positivos para o negócio, o que torna os benefícios um investimento valoroso.

Neste artigo, explicamos com mais detalhes por que é tão importante adotar essa estratégia, apresentando de que forma ela impacta a empresa. Continue lendo e veja, também, alguns tipos de benefício que podem ser oferecidos para os seus colaboradores.

Powered by Rock Convert

Por que oferecer benefícios corporativos?

Alguns gestores acreditam que a oferta de um salário justo é suficiente para que o colaborador esteja satisfeito com seu local de trabalho. Porém, é preciso entender que a remuneração é o mínimo que o profissional espera em troca da sua dedicação à empresa.

Pagar um salário para o trabalhador é uma obrigação do empregador, e, quando a organização se limita a isso, ela terá como retorno do colaborador apenas aquilo que é indispensável para ele manter o seu emprego. Perceba que não há uma motivação maior para que ele se dedique além do que já faz.

Por isso, a oferta de benefícios corporativos é importante, uma vez que o colaborador tem uma recompensa a mais por essa parceria com a organização. Aqui, já trabalhamos alguns aspectos psicológicos e emocionais da equipe, mas os impactos vão muito além.

Isso, porque o plano de saúde e o plano odontológico, por exemplo, também contribuem para preservar a saúde dos trabalhadores. Fica mais fácil que tenham acesso a consultas, exames e procedimentos afins. Assim, podem tratar problemas preexistentes e prevenir outros.

Com os benefícios corporativos, portanto, consegue-se elevar a qualidade de vida do trabalhador, bem como melhorar o clima organizacional. Desse modo, quem tem a ganhar não são apenas os colaboradores, mas a empresa, que passa a contar com uma equipe muito mais engajada e dedicada, por estar satisfeita e saudável.

Veja, a seguir, mais alguns motivos que mostram por que os benefícios corporativos não podem ser encarados como despesas, e sim como um investimento fundamental para que a empresa possa obter bons resultados.

Aumentam a produtividade

Para que o colaborador possa desempenhar as suas funções sem nenhuma dificuldade, é preciso que ele esteja se sentindo bem emocional e fisicamente. Os benefícios corporativos proporcionam esse bem-estar, uma vez que o trabalhador está satisfeito, se sente apoiado e valorizado e se mantém saudável. Assim, sua produtividade aumenta significativamente.

Reduz o absenteísmo

É muito comum os colaboradores faltarem porque não estão se sentindo bem ou por precisarem comparecer a uma consulta médica. Mas, oferecendo um plano de saúde, como explicamos, ele pode prevenir os problemas que o incapacitam de trabalhar. Além disso, quando há necessidade de passar por uma consulta, ela pode ser agendada em horários mais flexíveis.

Proporciona economia

Quando um colaborador se afasta em função de problemas de saúde, ele deve ser substituído. Aqui, a empresa já tem uma despesa, e ela pode aumentar em função de demissões e contratações. Os benefícios corporativos promovem redução de custos, porque os trabalhadores se mantêm saudáveis e não precisam, nem querem ser desligados.

Potencializa resultados

Quando o profissional está satisfeito com a empresa onde trabalha, o seu maior desejo é continuar ali, uma vez que se beneficia por isso. Por seu interesse em fazer o negócio prosperar, ele se dedica muito mais a suas funções e apresenta melhores resultados,. Além disso, está saudável, o que o leva a produzir mais.

Quais são os diferentes tipos de benefícios corporativos?

Obrigatoriamente, as empresas precisam oferecer alguns benefícios para o colaborador além do seu salário. São eles:

Powered by Rock Convert
  • férias;
  • FGTS;
  • vale-transporte;
  • décimo terceiro.

No entanto, o ideal é que a oferta de benefícios no trabalho vá além daquilo que está previsto por lei. Afinal, como explicamos, esse cuidado a mais que a empresa tem com o trabalhador se reverte em vantagens para ela mesma.

Considere que esse é um investimento que está sendo feito, como um aumento de estrutura física, a adoção de sistemas de automação ou a aquisição de novos equipamentos. Os benefícios corporativos otimizam o fator humano da organização, que é a base da sua produção.

Existem vários tipos de benefício que você pode oferecer para sua equipe, sendo ideal estudar as necessidades dela e o perfil dos profissionais para definir quais são mais vantajosos. Não se esqueça de que eles precisam proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida para que sejam uma estratégia eficaz. Veja algumas opções.

Plano de saúde

Entre todos os benefícios corporativos, o plano de saúde é um dos mais valorizados pelos colaboradores. Ele facilita o acesso ao atendimento médico e permite que o profissional receba atenção rápida quando mais precisa, além da possibilidade de que sua família também seja atendida.

Lembre-se de que, muitas vezes, o colaborador falta justamente por causa de problemas de saúde ou para tentar um tratamento. Portanto, o plano elimina essas dificuldades e mantém o profissional saudável, para que ele possa se dedicar ao seu trabalho com tranquilidade.

Plano odontológico

O plano odontológico é tão importante quanto o plano de saúde, uma vez que os problemas que se iniciam na boca podem afetar o organismo de um modo geral. Mas não é somente isso, porque, quando uma pessoa está vivenciando problemas bucais, ela tem a sua produtividade e o seu estado emocional comprometidos.

O cuidado com os dentes pode evitar até mesmo casos graves, como inflamações no coração e pneumonia. Algumas condições desencadeiam dores de cabeça, tensão muscular e problemas respiratórios. Considere, ainda, que questões na boca afetam a autoestima e interferem nas relações interpessoais.

Vale-refeição

Uma boa alimentação também é fundamental para garantir a saúde e a boa disposição do colaborador. Por isso, os benefícios corporativos que estão relacionados com esse aspecto são uma ótima estratégia para garantir a qualidade de vida e o bem-estar da equipe.

O vale-refeição é uma alternativa interessante porque dá liberdade para o profissional escolher onde deseja fazer as suas refeições. Ele não precisa improvisar na hora do almoço e mantém um cardápio mais saudável, além de ficar satisfeito com a possibilidade de se alimentar bem.

Participação nos lucros

É importante que a empresa considere que quem garante os lucros dela são os colaboradores, em função do quanto eles produzem e da qualidade daquilo que é produzido. Portanto, é bastante justo que recebam uma parcela desses ganhos.

A participação nos lucros da empresa é supervalorizada pelo trabalhador, pois ele pode contar com esse valor extra para fazer planos, e isso o motiva a se dedicar mais e melhor. Quanto maior o sucesso da organização, mais ele será beneficiado.

Existem, ainda, outros benefícios que você pode disponibilizar para os seus colaboradores, como o vale-cultura, vale-alimentação e parcerias comerciais. Todos eles ajudam a aumentar a produtividade e promovem a retenção de talentos pelo interesse que o profissional tem em preservar as vantagens que recebe.

O importante é entender que os benefícios corporativos são um investimento, e não uma despesa para o seu negócio. Afinal, já que trazem satisfação e qualidade de vida para o trabalhador, consequentemente, proporcionam mais sucesso para a empresa de um modo geral.

Para ter esse retorno positivo, é fundamental fazer uma boa gestão dos benefícios oferecidos. Então, baixe gratuitamente este manual para entender como realizá-la.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário