A oferta de benefícios aos colaboradores 15
Afinal, com os ganhos de escala conquistados pelas organizações que comercializam esses planos, praticamente qualquer empreendedor pode oferecer vantagens para melhorar a qualidade de vida dos funcionários hoje em dia.
Ainda assim, muitos empresários têm dúvidas em relação aos reais efeitos dos benefícios para o desempenho do negócio como um todo. Você acha que disponibilizar certo tipo de auxílio para o trabalhador representa só um gasto a mais para o estabelecimento ou pode aumentar a performance da empresa?
Se você também tem esse tipo de questionamento, continue a nos acompanhar para entender como os benefícios aos colaboradores são capazes de trazer pontos positivos para qualquer negócio!
Aumento da produtividade
Produzir mais em menos tempo, com uso eficiente dos recursos e qualidade nos resultados, não é uma tarefa tão simples assim. Além de capacidade técnica, alcançada por meio de treinamentos, o colaborador precisa estar disposto para o trabalho.
Afinal, de que adianta ele saber como realizar corretamente determinada tarefa se o profissional não se encontra em boas condições físicas e psicológicas para executar a atividade, não é mesmo?
Nesse sentido, ao ofertar benefícios aos colaboradores, a empresa age de modo proativo para melhorar a qualidade de vida do time. Tal ação influencia ainda a criação de um ambiente organizacional saudável, em que há menos conflitos e as pessoas podem se desenvolver plenamente.
Prevenção de doenças
Você já imaginou o quanto as empresas perdem devido a faltas de funcionários por causa de doenças? E no seu negócio, você já parou para calcular esse tipo de gasto? Na área de gestão de pessoas, as ausências dos colaboradores fazem parte do fenômeno chamado de absenteísmo.
Nesse cenário nada ideal, a empresa passa a ter uma série de problemas, como queda na produção, conflitos entre membros da equipe, atraso nas entregas e, claro, prejuízos financeiros.
Em muitos casos, a falta dos funcionários ativa uma espécie de efeito bola de neve, principalmente quando uma atividade depende de outra para ser realizada. A situação pode se tornar ainda mais grave quando o colaborador precisa se afastar por muito tempo — devido a atestado médico, por exemplo.
Nesse caso, até que se encontre outro profissional capacitado para realizar a mesma função do afastado, podem demorar dias. Com isso, o desempenho da empresa fica bastante prejudicado. Já imaginou, então, se esse tipo de situação acontece muitas vezes na mesma empresa?
Uma maneira de evitar as faltas por motivo de doença é justamente disponibilizar benefícios aos colaboradores para que eles possam cuidar da própria saúde e, com isso, se prevenirem contra o surgimento de enfermidades. Dessa forma, é possível evitar que afastamentos prolongados do trabalho atrapalhem a performance geral.
Além disso, como você já deve saber, prevenir custa menos que remediar. Desta forma, ao promover a qualidade de vida dos trabalhadores, a organização contribui para que eles fiquem menos doentes, o que se reflete diretamente na diminuição das faltas.
Já pensou se um funcionário fica 2 ou 3 dias fora do trabalho por causa de uma dor de dente? Sem dúvida, os efeitos dessa ausência poderiam ser evitados se o colaborador tivesse feito um tratamento preventivo.
Motivação dos funcionários
Máquinas são programáveis e, em certa medida, bastante previsíveis. Basta você fazer uma configuração em determinado equipamento, que ele funcionará desse jeito sem muitos transtornos, não é verdade? Quando se trata da gestão de pessoas, no entanto, a situação não é bem assim.
Como você já deve ter aprendido no seu dia a dia, os colaboradores nem sempre agem pela razão. Diversas vezes, é a emoção que manda. Por isso, se o trabalhador está chateado com a empresa, por mais que ele domine bem os conhecimentos necessários para a execução de um serviço, pode não querer ou mesmo conseguir dar o devido andamento às tarefas só para manifestar esse descontentamento.
Em muitas situações, por mais que não deixe claro, o funcionário pensa da seguinte maneira: se a empresa não cuida de mim, por que eu vou dar o meu melhor? No final das contas, quem perde é a empresa, já que deixa de ter produtividade máxima.
A situação pode ser pior quando os proprietários ou os gestores do negócio sequer desconfiam dos fatores que têm contribuído para a perda de eficiência e a demora nas entregas.
Ao contrário, quando a empresa disponibiliza benefícios aos colaboradores, demonstra concretamente que se preocupa com o bem-estar da equipe. Do ponto de vista dos profissionais, é normal que tentem retribuir esse cuidado do negócio com o aumento do comprometimento na execução das tarefas.
Ao fazer isso, a empresa mostra que não se preocupa só em usar a força de trabalho para lucrar, mas também está disposta a repartir os frutos dos resultados com os colaboradores. Desta forma, o estabelecimento cria um círculo virtuoso de boas ações, contando com uma equipe que se envolve cada vez mais no aperfeiçoamento de suas funções.
Melhoria da imagem
Você já deve ter visto por aí que existe um ranking das melhores empresas para se trabalhar, não é mesmo? E quais seriam os fatores que levam tais organizações a esse status? Possivelmente, os benefícios aos colaboradores estão na lista de aspectos que contribuem para tornar um negócio um bom local para o exercício do trabalho.
Em geral, empresas que oferecem esse tipo de vantagem são bem reconhecidas não só pelos funcionários como também pela sociedade como um todo. Nesse caso, o chamado marketing boca a boca ajuda significativamente a propagar uma imagem positiva da empresa, o que pode se traduzir mais tarde inclusive no aumento das vendas!
Como você pode notar, os benefícios aos colaboradores fazem uma enorme diferença para a melhoria do desempenho de um negócio. Se seu empreendimento ainda não os oferece, cogite a possibilidade! Que tal contratar um plano odontológico empresarial? Com isso, você passa a agir concretamente para o ganho de qualidade de vida dos funcionários.
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