Melhorar o bem-estar do funcionário é, hoje, preocupação recorrente entre as empresas. Isso porque, cada vez mais, são comprovados na prática os benefícios de oferecer conforto e satisfação ao colaborador.
A nova lógica de gestão compreende que os trabalhadores, quando gozam de bem-estar no ambiente profissional, tendem a contribuir mais para o sucesso da empresa.
Tendo em vista as vantagens desse cuidado para empreendedor e funcionário, vamos mostrar alguns esclarecimentos sobre o assunto e dicas de como criar políticas voltadas para o bem-estar do colaborador. Acompanhe o post!
Importância de pensar no bem-estar dos funcionários
Por muito tempo, na história da humanidade, o trabalho esteve relacionado a ambientes precários, propícios a ocasionar o adoecimento tanto físico quanto mental do colaborador.
Atualmente, instituições buscam ressignificar as relações profissionais e alcançar uma perspectiva mais humanizada para o ambiente corporativo.
E a importância dessa atenção específica para o bem-estar do funcionário ultrapassa o mero acompanhamento dos valores da nossa sociedade. Muitas empresas já reparam a estreita relação entre satisfação do trabalhador e desenvolvimento do negócio.
Benefícios de investir em políticas voltadas ao bem-estar
Dentre os reflexos do cuidado com o bem-estar do colaborador, os mais significativos são, sem dúvidas, o aumento da produtividade e a melhoria de engajamento das equipes.
Isso, porque funcionários satisfeitos com o ambiente profissional tendem a valorizar mais a empresa na qual atuam. Além disso, políticas com foco no trabalhador fortalecem os sentimentos de pertença e de identidade com a instituição.
Como consequência disso, é possível observar maior proatividade nos departamentos e possibilidade de retenção de talentos no negócio.
8 formas de melhorar o bem-estar dos colaboradores
Embora seja extremamente benéfica às organizações, a implementação de políticas voltadas para o bem-estar do funcionário ainda é um desafio para muitos empreendedores.
Saiba o que é preciso fazer com 8 ações práticas e simples que podem auxiliar nessa tarefa!
1. Aprimorar a comunicação interna
O reconhecimento alimenta a autoestima do colaborador e funciona como um grande motivador para o trabalho. Quanto mais o indivíduo sente que é ouvido e respeitado, melhor é a percepção dele sobre a importância que ele tem no ambiente corporativo.
Portanto, fortaleça a comunicação interna entre gestores e colaboradores por meio de canais abertos de diálogo. Desse modo, você poderá ouvir ideias e receber feedbacks da equipe que serão bastante úteis para aprimorar a gestão institucional.
2. Incentivar a atividade física
A prática de atividades físicas está diretamente relacionada à saúde e ao ânimo do indivíduo. E quanto maior for o bem-estar físico do funcionário, maior será a motivação para o trabalho em equipe.
Sempre que possível, portanto, incentive a prática de exercícios e oriente sobre os benefícios desse hábito para a promoção da saúde no ambiente profissional e o alcance da longevidade.
3. Disponibilizar benefícios
Outra maneira de melhorar o bem-estar do colaborador no ambiente corporativo é disponibilizar benefícios que garantam adequada assistência médica para a promoção da saúde do profissional. Nesse sentido, a empresa pode oferecer planos de saúde, inclusive com procedimentos odontológicos inclusos.
Vale lembrar que bonificações como essa constituem um grande diferencial para a empresa e auxiliam na retenção de talentos e na elevação da produtividade.
4. Controlar níveis de estresse
Monitorar o estresse no trabalho é, também, fundamental para prevenir distúrbios relacionados à saúde emocional e desenvolver a empresa no mercado.
Afinal, além de ser um empecilho às políticas de bem-estar, o adoecimento mental interfere na produtividade e na motivação do trabalhador.
Para evitar problemas como esse, portanto, promova ações capazes de reduzir a tensão e melhorar o humor no dia a dia. Proporcionar pausas mais longas entre os turnos e desestimular a competição em favor da colaboração entre equipes são algumas medidas.
5. Oferecer treinamentos
Ainda que a instituição adote todas as políticas mencionadas por este artigo, o auxílio do colaborador será indispensável para o alcance de resultados. Afinal, as ações proporcionadas pelo negócio também dependem do engajamento voluntário do trabalhador.
Para estimular essa colaboração mútua entre empresa e equipes, informe aos departamentos sobre a importância das práticas de bem-estar adotadas no trabalho.
Ofereça, da mesma forma, por meio de treinamentos ou cursos, a devida orientação sobre o tema, de modo que cada um compreenda a sua parcela de responsabilidade para um ambiente mais saudável.
6. Fornecer boa alimentação
Assim como a atividade física, a alimentação está no topo da lista de fatores que podem promover saúde no trabalho. Não é por acaso que alimentos ricos e nutritivos são recomendados para a cura de doenças e o aumento do bem-estar.
Evite complicações entre os colaboradores, reduza as taxas de ausência e eleve a produtividade das equipes garantindo alimentação saudável e de qualidade no trabalho.
7. Observar os princípios ergonômicos
Dentre as maiores reclamações no ambiente corporativo, estão as dores na coluna e na musculatura em geral. Isso se deve, em grande parte, à falta de observância aos princípios ergonômicos para a organização do ambiente.
Cadeiras desconfortáveis e mesas com baixa elevação, por exemplo, podem contribuir para a postura incorreta do trabalhador para a digitação.
Invista, portanto, em móveis adequados e confortáveis, de modo que o trabalhador tenha um espaço ocupacional saudável à sua disposição.
8. Oferecer ambiente adequado
Além da mobília, há outros aspectos que podem interferir na boa relação do funcionário com o ambiente de trabalho e na sensação de bem-estar sentida pela equipe. Dentre eles, estão: iluminação, temperatura ambiente e ventilação local.
É importante que o empreendedor esteja atento a pontos como esses para verificar possíveis causas de desconforto e evitar o aumento da tensão nos espaços disponibilizados.
Melhorar o bem-estar do funcionário é, antes de tudo, uma forma de reconhecer a sua importância para o sucesso da empresa. As políticas voltadas para a satisfação do colaborador, entretanto, ultrapassam os ganhos com o clima organizacional.
Afinal, investir na saúde do trabalhador é uma medida que contribui para o próprio desenvolvimento da instituição no mercado.
Gostou das nossas dicas? Que tal completar a leitura e saber mais sobre saúde no ambiente de trabalho? Confira o artigo que separamos e entenda como funciona o plano de saúde empresarial!