Além de ser um dos produtos mais famosos entre as mulheres, o batom é essencial para compor a maquiagem. O item pode interferir no resultado final de uma produção e é capaz de afinar, engrossar e disfarçar imperfeições dos lábios.

Mas você sabia que sua má utilização pode gerar o efeito reverso? Os batons que “deixam os dentes amarelados” devido a sua tonalidade são exemplos disso.

Pensando no desconforto que essa aparência pode causar, elencamos para você 6 tons que interferem na estética do sorriso e como lidar essa situação. Não deixe de conferir!

O que causa a aparência amarelada nos dentes?

Antes de mencionar os tons responsáveis por deixar a aparência amarelada, vale identificar quais efeitos que estão presentes no batom e que causam essa impressão. Luzes, contraste de cores e combinação do tom da pele com o do produto estão entre os principais vilões.

As cores são realmente as principais causadoras do efeito, como veremos a seguir. Entretanto, texturas também podem interferir. Efeitos cintilantes, acetinados e perolados acentuam manchas nos dentes e não valorizam o branco da arcada.

Os tons mate e opaco, por outro lado, ajudam a esconder as manchinhas e imperfeições e, por esse motivo, são os mais recomendados.

Todavia, é importante sempre experimentar o batom antes de comprá-lo — assim, você terá prévia noção do resultado final. Normalmente, as lojas de cosméticos disponibilizam o produto para teste, oferecendo uma grande oportunidade para que você não erre na compra.

Além disso, conte com as atendentes preparadas para tirar todas as dúvidas referente às maquiagens.

Quais tons de batom deixam os dentes com aspecto amarelado?

A aparência amarelada dos dentes ocorre, em geral, devido às tonalidades quentes e as que possuem maior presença da cor amarela. Portanto, um batom com essas características favorece a sensação de escurecimento do sorriso.

A seguir, destacamos algumas das cores que você deve evitar. Confira!

1. Laranja

Nos últimos anos, a cor popularizou e virou tendência entre as mulheres. Entretanto, apesar da beleza e do ar moderno que os tons alaranjados proporcionam, a pigmentação presente neles reflete uma luz que intensifica o aspecto amarelo dos dentes.

2. Rosa

O batom rosa é um dos preferidos entre as consumidoras. Porém, praticamente todas as intensidades do tom intensificam a sensação amarelada dos dentes. Para amenizar esse efeito, é recomendado buscar texturas matte e tons de rosa mais escuros do que a gengiva.

3. Coral

Assim como o laranja, o coral tende a refletir cores que realçam as manchinhas nos dentes e fazem o sorriso ficar mais escuro. Apesar de bonita, a cor não é recomendada para quem deseja valorizar o branco do sorriso.

4. Violeta

A pigmentação da cor violeta acentua o escuro dos dentes. Quer usar essa cor? Então, tenha cuidado com os batons de intensidade mais clara e opte por uma tonalidade forte. Dessa forma, o efeito pode ser revertido a partir do contraste com a cor da gengiva.

5. Dourado

O dourado é um dos batons que deixam os dentes amarelados. Por tenderem a ser cintilantes e por apresentarem um contraste muito pequeno com a gengiva devido a sua cor, deve-se evitar o uso deles.

6. Vermelho aberto

Os tons avermelhados mais claros, que puxam para a tonalidade do laranja, também podem causar um efeito indesejado para quem quer esconder o amarelo dos dentes. Isso acontece porque a pigmentação é forte e realça toda a boca. Se for utilizar o vermelho, opte pelas cores mais escuras e de textura matte.

Powered by Rock Convert

Quais cores posso usar?

As cores que realçam o branco da arcada dentária são as que contém maior pigmentação azulada ou roxeada. As tonalidades acinzentadas ou próximas da cor da sua pele também são ideais para trazer um aspecto claro aos dentes.

São inúmeras as opções que ajudam na estética final da maquiagem. Veja:

  • marrom;
  • nude;
  • bordô;
  • roxo;
  • vermelho fechado.

As cores mais frias e fechadas também são ótimas para levantar o sorriso, pois essas características serão as responsáveis por trazer um aspecto mais branco aos dentes.

Existem outras dicas para realçar o branco dos dentes?

Além do cuidado com a cor do batom, existem outras formas de disfarçar o aspecto amarelado e deixar os dentes mais brancos. Puxar a atenção para outra parte do rosto é uma delas — para isso, invista em uma maquiagem mais forte nos olhos, usando e abusando dos esfumados e da combinação de cores.

Caprichar na iluminação do rosto também pode ajudar a amenizar o efeito estético amarelado.

Outra opção é matizar aquele batom cintilante que você gosta. Fazer isso é muito simples! Após passar o produto, aplique um pouco de pó translúcido sobre os lábios. Lembre-se de retirar os excessos no pincel antes de fazer a aplicação.

Com isso, a cor é mantida enquanto a mistura dos produtos evita que uma camada pesada forme-se sobre a boca.

Vale lembrar que é sempre bom testar as combinações e observar o que será melhor para você. Apesar de ser possível prever as tonalidades que deixarão os dentes amarelados, o mais importante é que cada pessoa sinta-se bem com o seu visual.

Portanto, se a cor do batom cumpriu com as suas expectativas, isso não deve ser motivo de grande preocupação. Além do mais, cada um possui um gosto diferente.

Uma aparência bonita eleva a autoestima de qualquer um e faz com que nos sintamos melhores em relação a nós mesmos. Isso é importante inclusive sob a ótica psicológica. Quando entramos em sintonia com o bem-estar que isso gera, ficamos mais confiantes para enfrentar situações simples do dia a dia.

Entretanto, a saúde oral deve ser levada em consideração para além das aparências, pois a má higiene bucal causa uma série de doenças e complicações. Fique atento aos batons que deixam os dentes amarelados, mas também aos hábitos saudáveis. Dessa forma, você garante a verdadeira qualidade de vida.

Viu só? Como mostramos, os batons que deixam os dentes amarelados podem estar prejudicando o seu visual sem você sequer perceber. Agora, você sabe não apenas como escolher o melhor tom para você, mas também entende que isso influencia tanto a sua autoestima e bem-estar quanto a aparência.

Sendo assim, não se esqueça de seguir também nossas dicas de cuidados com a saúde bucal, combinado?

E se você gostou deste post, aproveite para  complementar a leitura e esclarecer de vez suas dúvidas sobre os tratamentos odontológicos!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This