Os sintomas do câncer de mama são muitos e variáveis, e algumas mulheres que têm a doença podem até não apresentá-los. Apesar disso, elas devem conhecer bem seus seios e ser capazes de reconhecer eventuais alterações neles.

O melhor modo de fazer isso, segundo os médicos, é por meio do autoexame regular das mamas, a partir dos 20 anos ou de acordo com a indicação do médico (alguns ginecologistas solicitam que ele seja feito após a primeira menstruação).

Caso a mulher encontre algo fora do normal, deverá comunicar a seu médico imediatamente, mesmo que os sinais tenham aparecido pouco tempo depois da última mamografia ou do último exame clínico.

Esse alerta pode ser a diferença entre um tratamento mais eficaz ou um mais grave e complicado. Afinal, com base no relato da paciente o médico poderá solicitar uma mamografia de investigação ou uma biopsia – exame invasivo que auxilia no diagnóstico do câncer de mama.

É importante lembrar que o autoexame não é a única forma de detecção precoce do câncer de mama. Mulheres a partir dos 40 anos devem realizar anualmente a mamografia de rastreamento, exame capaz de detectar a doença mesmo antes do surgimento de sinais.

Importante: neste post, reunimos os sintomas que, se identificados, devem ser levados ao conhecimento do médico imediatamente. Para saber mais sobre a mamografia, a rotina recomendada para o autoexame e outras formas de prevenção e tratamento, clique aqui.

Conheça agora os 10 sinais que podem indicar o câncer de mama

Os sinais abaixo apresentados podem ser identificados durante o autoexame ou em consultas. Sua simples presença, no entanto, não significa que haja um tumor. Para confirmar as suspeitas, o médico deverá continuar a investigação diagnóstica com exames, como a mamografia e a biópsia.

1. Nódulos

Os nódulos, em geral, têm a forma e consistência diferente do restante da mama (como um pequeno caroço interno), podendo ser dolorosos ou não.

2. Inchaço nas axilas

Além das mamas, a mulher deve examinar também as axilas e a região da clavícula (logo acima dos seios). Observar a presença de nódulo ou inchaço na região das axilas e clavícula.

3. Mudança no tamanho ou no formato da mama

Verifique se uma mama está maior do que a outra ou se apresenta alguma região que pareça estar mais inchada.

4. Saída de líquido pelo bico do seio

Uma das funções dos mamilos é secretar um líquido para eliminar células velhas. Portanto, a secreção mamária é normal, principalmente se sair das duas mamas.

A mulher deve ficar atenta se houver a saída de um líquido incolor ou com sangue. Esse tipo de secreção é um típico sinal de câncer de mama.

Powered by Rock Convert

Importante: se você tem dúvida sobre a cor do líquido, coloque um lenço branco no mamilo.

5. Vermelhidão, ardor ou coceira ao redor dos mamilos

6. Inversão na posição dos mamilos

O mamilo é considerado invertido quando seu plano ou posicionamento fica abaixo da linha da pele (quando ele volta-se para dentro da mama). Note que algumas mulheres nascem com o bico do seio invertido, o que não está relacionado a tumores.

No entanto, se a pessoa tem um mamilo normal e ele se retrai, pode ser sinal de uma infecção, como a mastite, ou até mesmo de um câncer de mama.

7.    Alteração na textura da pele da mama

A pele fica mais “enrugada” porque o tumor pode exercer uma tração nos tecidos internos da mama, o que deixa a pele com essa aparência.

Importante: essa alteração pode significar flacidez resultante de uma grande perda de peso ou do passar da idade.

8.    Veia facilmente observada e crescente ao redor dos mamilos

9.    Dor constante na região das mamas

A dor mamária deve ser investigada, principalmente quando for de moderada a forte intensidade, constante e incomodar a mulher no seu dia a dia. Também deve ser investigada se e piorar conforme a respiração ou movimentação dos braços.

É importante não confundi-lo com as dores muitas vezes sentidas antes da menstruação.

10. Feridas que não cicatrizam

O câncer de mama pode causar feridas, úlceras e outros problemas de pele que não cicatrizam.

Em caso de identificação de um ou mais sinais acima procure imediatamente o seu médico.

Leia também: conheça a campanha criada por uma designer americana que perdeu ambas as avós para o câncer de mama que ensina a identificar os sinais da doença através de fotos de limões. Clique aqui.

 

Download Ebook Outubro Rosa

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This