O mercado de trabalho atual exige, além da competência, uma boa motivação dos profissionais, já que são eles que representam as empresas e organizações.

O aspecto dos dentes causa satisfação ou insatisfação com a própria aparência, por isso, problemas e imperfeições podem deixar o indivíduo constrangido e aumentar significativamente a sua timidez, além de deixá-lo introvertido e impactar no seu desempenho e na sua produtividade.

Sendo assim, quando existe algum problema com o sorriso, essa situação pode trazer consequências para a qualidade de vida dentro e fora do trabalho. Por isso, preparamos este artigo para explicar de que forma a saúde bucal impacta o bem-estar e a autoestima do trabalhador. Continue lendo para saber mais!

Saúde bucal e autoestima do trabalhador

Vivemos em uma era onde máquinas e tecnologia estão presentes em nosso dia a dia, principalmente no ambiente de trabalho. Por isso, algumas empresas e organizações muitas vezes se esquecem de que os seus colaboradores são seres humanos, suscetíveis a abalos psicológicos por causa de fatores diversos.

Quando isso acontece, os reflexos podem ser percebidos na autoestima do trabalhador, sendo que o seu desempenho também é afetado pelo modo como ele está se sentindo. A insatisfação consigo mesmo provoca desestímulo e desinteresse na pessoa em progredir. Com isso, ela não explora todo o seu potencial profissional.

Problemas com a saúde bucal provocam o mesmo efeito, afinal, o ato de sorrir revela muito sobre nós expondo nosso estado de espírito. Mas não somente isso, pois os dentes impactam significativamente a aparência e principalmente na saúde.

O trabalhador que apresenta problemas bucais, como dentes desalinhados, cárie, tártaro, falta de dentes, amarelamento, mau hálito, entre outros, sente-se inseguro por causa dessas características.

Há casos em que esse problema pode não ser tão significativo para os demais, no entanto, incomoda a pessoa. Isso é suficiente para que ela mude o seu comportamento, por acreditar que sua aparência trará alguma consequência negativa ao seu convívio social.

A seguir, listamos algumas dessas consequências que podem afetar o trabalhador em função de problemas bucais e da insatisfação com o aspecto dos dentes.

Baixa autoestima

A autoestima de uma pessoa é construída com base na avaliação que faz de si mesma sob diversos aspectos. Ela observa, por exemplo, a sua aparência, inteligência, desenvoltura e qualquer outra característica que lhe pareça importante para si e os demais.

Sendo assim, quando encontra algo que não está de acordo com as suas exigências, isso causa insatisfação. O trabalhador não é diferente e também analisa os seus pontos negativos e positivos.

Então, quando ele não está satisfeito com a aparência dos seus dentes ou apresenta problemas de saúde bucal, existe a possibilidade de apresentar uma baixa autoestima. Afinal, estará convivendo com uma característica que não lhe agrada ou vivenciando uma situação que precisa ser solucionada para se sentir bem.

Powered by Rock Convert

Mau aproveitamento do potencial

A autoestima do trabalhador é fundamental para que ele explore todo o seu potencial e apresente um excelente desempenho. Por isso, quando se sente mal com o aspecto dos seus dentes, essa condição tende a inibir as suas ações.

Um exemplo disso é uma reunião de negócios. O profissional que está seguro do seu conhecimento e de sua experiência e sabe que a sua imagem agrada aos demais apresenta uma melhor desenvoltura e não sente medo de expor suas ideias.

Porém, se ele estiver insatisfeito com o aspecto dos seus dentes, apresentará uma inibição maior, devido ao medo de ser julgado pelos outros. Isso acontece porque imperfeições no sorriso fazem a pessoa evitar falar e sorrir, na tentativa para esconder aquilo que lhe desagrada.

Isolamento social

Os problemas bucais também podem levar o trabalhador ao isolamento no ambiente de trabalho. Pessoas que apresentam essas condições preferem ficar mais sozinhas e são retraídas e tímidas, por se sentirem inseguras ao falar ou sorrir.

Esse comportamento, além de não ser produtivo, afeta a qualidade de vida do indivíduo. A sua autoestima tende a ficar cada vez mais baixa por conta do isolamento, já que a pessoa não interage e está constantemente receosa sobre o que os demais pensam sobre ela.

Depressão

A depressão é uma doença da modernidade e também está relacionada com a autoestima do trabalhador. Uma pessoa pode se sentir desvalorizada, desqualificada, inferior e rejeitada por causa de características que apresente.

É claro que nem todos aqueles que estão insatisfeitos com seu sorriso desenvolverão a depressão. No entanto, existe a possibilidade de esse problema se manifestar quando o indivíduo está muito incomodado com o aspecto do seu sorriso, ou esse pode ser o gatilho para que o problema se desenvolva.

O papel das empresas para elevar a autoestima do trabalhador

Dentes saudáveis também estão relacionados com a saúde orgânica de um modo geral. Isso porque os problemas bucais podem desencadear outros problemas e vice-versa. Portanto, é fundamental que ambos aspectos estejam em equilíbrio.

Logo, também é papel das empresas cuidar da saúde bucal dos seus colaboradores, seja oferecendo um plano odontológico, seja realizando um trabalho de conscientização. Apesar de toda a informação que se tem acesso, é grande o número de pessoas que não sabem como cuidar dos seus dentes e acabam tendo problemas que poderiam ser facilmente resolvidos.

Então, as organizações podem contribuir positivamente para elevar a autoestima do trabalhador ao oferecer para eles uma boa saúde bucal. E não será somente o estado psicológico dos colaboradores que será impactado por isso.

Como dito, quando os profissionais estão satisfeitos, apresentam um melhor desempenho e produtividade. Em vista disso, exploram seu potencial, trazendo benefícios e vantagens para a empresa. Desta forma, é possível darem um up em sua carreira, ao mesmo tempo em que a organização cresce por causa da sua contribuição e de seu interesse em fazer sempre o melhor.

Para garantir a autoestima do trabalhador, é importante lembrar que sua saúde bucal e o aspecto do sorriso estão diretamente relacionados. Então, é fundamental observar esses aspectos e oferecer para a equipe uma qualidade de vida maior, a fim de que todos possam atuar com afinco e profissionalismo.

Gostou das informações? Então, tenha acesso a outros conteúdos interessantes como este. Basta assinar a nossa newsletter para receber atualizações diretamente em seu e-mail!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This