Declaração de impostos. Um conceito muito conhecido pelos brasileiros, mas que ainda gera muitas dúvidas. Se você não sabe como declarar despesas médicas no Imposto de Renda, veio ao lugar certo!
Ao longo dos próximos minutos, você descobrirá algumas das principais dicas para declarar suas despesas de forma segura, adequada e claro, simples!
Continue para descobrir como funciona esse tipo de declaração e conheça pontos de relevância que não podem ficar de fora do seu radar. Boa leitura!
Por que declarar despesas médicas no Imposto de Renda?
Despesas com plano de saúde podem e devem ser informadas na sua declaração de Imposto de Renda. Elas são elegíveis para dedução, o que significa que você pode reduzir o valor do imposto a pagar, já que essas despesas são consideradas na determinação da sua base tributável.
Ou seja: mais qualidade de vida, saúde e mais dinheiro no bolso!
Mas para ser apto à dedução de despesas, o plano de saúde precisa ser somente do declarante ou, se for familiar, os beneficiários também devem ser incluídos como dependentes na declaração. No caso de planos empresariais, só pode abater os valores pagos pelo funcionário, ou seja, os reembolsos.
Como evitar cair na malha fina?
A “malha fina” é um termo utilizado para descrever um processo de verificação detalhada e minuciosa das informações prestadas pelos contribuintes em suas declarações de imposto de renda.
Quando uma declaração de imposto de renda é colocada na “malha fina”, isso significa que há alguma inconsistência, divergência ou omissão de informações que requerem uma análise adicional por parte da autoridade fiscal.
Para evitar esse transtorno e ajudar na melhor forma de fazer essa inclusão, seguem algumas dicas e boa práticas de Declaração de Imposto de Renda.
Como preencher
Este tipo de despesa deve ser lançada no quadro Pagamentos Efetuados, com o código 26 – Planos de Saúde no Brasil. O declarante informará o nome e CNPJ da operadora do plano, o valor pago no ano e o valor reembolsado, se houver.
Os passos são os mesmos para declarar despesas com planos de saúde de dependentes, com a diferença de que o declarante deve marcar o campo correspondente. Também não há limite para a dedução dos gastos com saúde do dependente.
Reembolso
Um erro muito comum na hora de declarar o Imposto de Renda é o contribuinte deixar de informar o reembolso – por consultas e exames particulares. Quando há reembolso total ou parcial, é obrigatório declarar individualmente cada um dos profissionais de saúde ou das empresas que o atendeu, o valor da despesa e o reembolso recebido pelo plano.
Para preencher corretamente os campos, devemos escolher um dos códigos abaixo no menu Pagamentos Efetuados, correspondente à despesa que teve reembolso do plano:
- 09 – Fonoaudiólogo no Brasil;
- 10 – Médicos no Brasil;
- 11 – Dentistas no Brasil;
- 12 – Psicólogos no Brasil;
- 13 – Fisioterapeutas no Brasil;
- 15 – Médicos no Exterior;
- 16 – Dentistas no Exterior;
- 17 – Psicólogos no Exterior;
- 18 – Fisioterapeutas no Exterior;
- 20 – Fonoaudiólogo no Exterior;
- 21 – Hospitais, Clínicas e laboratórios no Brasil;
- 22 – Hospitais, Clínicas e Laboratórios no Exterior.
Próximos passos
Tudo certo até aqui? Agora, confira os próximos passos para uma declaração segura e sem erros!
Declare de quem é a despesa
Em seguida, o declarante precisa informar se a despesa foi do titular da declaração, de um de seus dependentes ou de um de seus alimentados. Se for relativo a um dependente ou alimentado, deve-se informar o nome dele.
Informe os dados do profissional
A seguir, preencha a declaração informando o nome do profissional ou empresa que fez o atendimento de saúde, bem como seu CPF ou CNPJ, conforme o caso.
Informe no campo Valor Pago o total desembolsado pelo procedimento de saúde e no campo Parcela não Dedutível/Valor Reembolsado, o montante recebido como reembolso do plano de saúde.
O que é o Demonstrativo Eletrônico de Imposto de Renda?
Todos os planos de saúde fornecem um relatório detalhado com as despesas médicas reembolsadas no ano anterior. Alguns disponibilizam um arquivo eletrônico, que pode ser importado para a declaração, o que ajuda a economizar.
Para importar os dados do informe fornecido pelas seguradoras, clique em Importações, Informe de Planos de Saúde, na barra de menu, ou escolha Importar arquivo do plano de saúde no rodapé da ficha Pagamentos Efetuados.
Além disso, você também você pode clicar em Importações, na barra lateral esquerda. Um quadro vai aparecer e, nele, você deve buscar o campo Informe de Plano de Saúde.
Dados que serão recuperados na importação do informe de planos de saúde:
- CNPJ do plano de saúde;
- nome do plano de saúde;
- CPF do beneficiário (titular, dependente ou alimentando);
- exercício e ano-calendário;
- valor pago;
- reembolso.
Clientes Golden Cross conseguem facilmente fazer o download do seu demonstrativo eletrônico. Basta se logar no site e na área do cliente, no menu lateral “SERVIÇOS” procurar o item “Demonstrativo de Imposto de Renda”.
Quais são as melhores dicas para declarar IR?
Declarar o Imposto de Renda pode parecer complexo, mas seguindo algumas dicas úteis, você pode facilitar o processo e garantir que sua declaração seja precisa e eficiente. Aqui estão algumas dicas:
- organize seus documentos com antecedência: reúna todos os documentos necessários, como comprovantes de rendimentos, recibos de despesas médicas, educação, previdência privada, entre outros;
- use um software ou serviço de declaração: utilizar um software ou serviço específico para declaração de imposto de renda pode ajudar a simplificar o processo;.
- fique atento aos prazos: esteja ciente das datas de entrega da declaração estabelecidas pela Receita Federal;
- guarde os recibos e documentos comprobatórios: mantenha todos os recibos e documentos que comprovem suas despesas e rendimentos;
- evite erros comuns: esteja atento a erros comuns, como digitar valores incorretos, esquecer de incluir informações relevantes ou não considerar todas as fontes de renda;
- considere a possibilidade de contratar um profissional: se sua situação fiscal for complexa ou se sentir inseguro em fazer a declaração por conta própria, considere contratar um profissional, como um contador.
Gostou de conhecer as dicas de como declarar despesas médicas no Imposto de Renda? Agora, não se esqueça: comece a organizar a sua papelada para que o momento de declarar seja mais simples, seguro e livre de erros.
Quer continuar se informando sobre o tema? Confira outra postagem do blog Golden Cross sobre a declaração do Imposto de Renda e entenda ainda mais conceitos associados ao assunto!