Atendimentos de urgência e emergência são mais diferentes do que você imagina

2 minutos para ler

Se você já foi a um pronto-socorro com certeza já viu placas afixadas com os nomes Emergência Urgência.

Em muitos destes locais, inclusive, estão expostos também os critérios para o atendimento dos pacientes: e as emergências e urgências estão sempre no topo das prioridades dos médicos!

Mas você sabe a diferença entre estes tipos de atendimento? E qual é priorizado pelos médicos?

Se você não tem a menor ideia, não se preocupe. Esta é uma dúvida muito comum. O significado destas palavras é muito parecido mesmo.

Mas, para a medicina, os termos precisam ser diferenciados de forma clara. Só assim podem ser definidos com segurança os critérios para o encaminhamento dos pacientes.

Conheça as diferenças

Emergência: geralmente são ocorrências graves, imprevistos ou situações críticas que exigem cirurgia ou intervenção médica imediata. O risco de vida é iminente.

Exemplos: parada cardiorrespiratória, hemorragias intensas, infartos, crises convulsivas etc.

Powered by Rock Convert

Urgência: são os casos que não podem ser adiados porque, em caso de demora, a vida do paciente pode entrar em risco. Em geral indica-se um tratamento médico, uma intervenção ou até uma cirurgia. Apesar da seriedade das situações, o caráter é menos imediatista que em uma emergência.

Exemplos: fraturas, dores abdominais, cólicas renais, palpitações etc.

Definindo prioridades

A classificação dos casos é realizada nos próprios hospitais durante o atendimento. Em primeiro lugar, por conta da maior gravidade, são atendidos os casos de emergência, seguidos pelas urgências e, por fim, pelos demais casos.

Carência para atendimentos de emergência e urgência

A regra para a carência em casos de urgência e emergência, como acidentes, complicações durante a gravidez e situações em que ocorre risco iminente à vida é de 24 horas após a entrada em vigor do contrato do seu plano de saúde.

Para verificar os prazos de carência dos demais casos, consulte o seu contrato com a Golden Cross.

 

Faça sua contação

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário