Você provavelmente já ouviu o ditado “A saúde começa pela boca”, certo? Pois saiba que uma boa assistência odontológica pode, por incrível que pareça, fazer toda a diferença em sua vida. É isso mesmo: a máxima da frase é verdadeira e faz todo o sentido quando falamos sobre vida saudável e de qualidade.

Até pouquíssimo tempo, a população brasileira não cuidava bem de seus dentes e da saúde bucal como um todo. A partir de interessantes trabalhos de conscientização e da implantação de programas específicos para os cuidados com o sorriso (como o Brasil Sorridente, do Sistema Único de Saúde), o número de indivíduos preocupados com esse tema cresceu bastante.

A seguir, conversaremos sobre 9 problemas que podem ser evitados com cuidados periódicos de saúde bucal. Assim, você saberá por que uma assistência odontológica apropriada é essencial para garantir uma vida longa e muito feliz!

1. Distúrbios de autoestima

Dizem que os olhos são a janela da alma, mas o sorriso sem dúvidas também é uma ótima forma de expressar aquilo que sentimos, não é mesmo? Pessoas com insegurança na forma como sorriem geralmente sofrem grandes problemas relacionados à autoestima.

Contar com uma boa assistência odontológica é a melhor medida para evitar problemas que possam levar a uma aparência negativa na hora de sorrir. Com ela, seus dentes estarão sempre bonitos e, o mais importante, extremamente saudáveis!

2. Perda de oportunidades

Outro problema frequente quando falamos sobre um sorriso considerado esteticamente inadequado é a consequente perda de oportunidades, sejam pessoais ou profissionais.

A insegurança natural das pessoas com problemas dentários as leva a se tornarem mais reclusas e a recusarem uma série de convites. Outra situação maléfica é a saída de um emprego por conta do sorriso, especialmente em áreas que lidam diretamente com o público.

3. Problemas odontológicos graves

A falta de uma assistência periódica, infelizmente, é responsável pelo surgimento de diagnósticos dentários sérios. Afinal, consultas periódicas são responsáveis por garantir uma prevenção eficaz contra a maioria das doenças bucais.

Um bom exemplo é o surgimento de cáries. À primeira vista, elas são ocorrências relativamente simples de resolver. No entanto, à medida que o problema agrava, procedimentos como o canal ou até mesmo a extração do dente podem ser recomendados, algo que seria facilmente evitado caso o tratamento fosse iniciado precocemente.

4. Queda na produtividade

A baixa de produção pode estar relacionada tanto aos problemas de autoestima quanto às doenças que ocorrem na boca. No primeiro caso, a relação é bastante simples e acontece por conta do isolamento social gerado pelas doenças bucais e suas consequências.

Já na ocorrência de enfermidades, a dor é um dos principais fatores relevantes. Problemas dentários causam desconforto grande e, quando se agravam, podem fazer com que o paciente não consiga realizar as tarefas do dia a dia.

5. Gastos extras com dentista

O agravamento de um problema inicialmente simples e a falta de check-ups regulares para garantir a saúde bucal levam também a um problema de origem monetária: o gasto excessivo com os profissionais da saúde bucal.

Ao contar com um bom plano odontológico, você economiza não só por contar com valores mais amigos do seu bolso, mas também por não precisar realizar procedimentos que são, inevitavelmente, mais caros e pesados para o orçamento.

6. Burocracia exagerada

Ninguém gosta de lidar com papeladas e problemas contratuais, certo? Quando acontece uma situação emergencial e precisamos, às pressas, encontrar um atendimento rápido e eficiente, é muito comum nos depararmos com situações de pura burocracia.

Um plano de assistência odontológica também reduz esse tipo de problema, já que lidamos com os profissionais que nos atendem rotineiramente e temos, de quebra, um suporte garantido para esses imprevistos.

7. Dificuldade em conhecer profissionais de qualidade

Outro problema comum para as pessoas que não contam com uma assistência odontológica eficiente é justamente a dificuldade para encontrar profissionais realmente qualificados e preparados para atuar em seus segmentos. Isso não ocorre quando contamos com atendimento de confiança.

A razão para isso é simples: a própria empresa é a responsável por montar uma equipe de primeira linha, com dentistas experientes e que sabem o que estão fazendo. Assim, você não tem dúvidas e sabe exatamente a quem recorrer quando for necessário!

8. Problemas para lidar com situações emergenciais

Infelizmente, todos estamos suscetíveis a precisar de um atendimento odontológico de emergência. Quando isso acontece, temos de saber para onde ir, ou corremos o risco de cair em armadilhas, sejam elas referentes ao valor ou ao preparo do profissional que está lidando com a nossa saúde.

É por isso que contar com a ajuda de uma assistência odontológica é tão importante. Conhecer profissionais e estabelecimentos de confiança é um passo decisivo na hora de buscar ajuda emergencial. Afinal, você estará seguro de que será tratado da melhor maneira naquele ambiente.

9. Dificuldades para efetuar pagamentos

Por fim, um problema bastante desagradável — especialmente quando falamos de emergências, mas que também vale para um sentido mais amplo dos tratamentos odontológicos — e comum é a dificuldade para efetuar os pagamentos.

Muitos dentistas ou clínicas não aceitam, por exemplo, a quitação em dinheiro. Outros, por sua vez, trabalham unicamente com cartões de crédito ou débito. Por isso, conhecer bem os procedimentos da instituição é fundamental para buscar o plano que mais se adequa às suas necessidades, até nos pequenos detalhes.

E aí, está convencido a buscar uma boa assistência odontológica? Com o auxílio de uma operadora de saúde qualificada e que seja referência no mercado, ficará muito mais fácil cuidar do sorriso de toda a família. Por isso, pesquise bastante sobre as opções e os benefícios desse tipo de investimento para a sua qualidade de vida!

Antes de você fechar a janela, que tal conferir uma ótima opção de assistência? O Goldental é o plano odontológico da Golden Cross. Disponível para vários perfis diferentes, oferece planos que cabem no seu bolso, profissionais qualificados e excelente rede conveniada. Dê uma olhada em nosso site!

Escreva um comentário

Share This