Aproveite o início do ano e faça seu check-up odontológico!

6 minutos para ler

No início do ano, muitas pessoas fazem os exames periódicos e colocam tudo em dia para recomeçar com força total. Um erro bastante comum entre os brasileiros, entretanto, é não dar ao check-up odontológico o mesmo valor que se dá ao eletrocardiograma, à mamografia ou aos exames de sangue.

Essa negligência é grave porque não só pode afetar a saúde bucal como também provocar sérios problemas sistêmicos. Pensando nisso, produzimos este texto para explicar qual a importância do check-up odontológico, quando saber que é hora de visitar o dentista e como você pode se beneficiar desse cuidado. Acompanhe!

Como um check-up odontológico funciona?

O check-up nada mais é do que uma consulta de rotina na qual são avaliados os seguintes aspectos:

  • estado das gengivas;
  • existência de oclusão ou mordida cruzada, dentes quebrados, trincados ou com mobilidade inadequada;
  • presença de cárie, placas ou tártaro, indicativo de colonização bacteriana;
  • necessidade de tratamentos prévios (retirada de dente siso e restaurações);
  • higiene bucal.

Durante o atendimento, podem ser usadas ferramentas convencionais, como sonda e espelho, ou aparelhos especiais, como câmeras que amplificam muito a imagem.

Nesse tipo de consulta, geralmente é realizado o procedimento de limpeza, no qual os profissionais usam uma pasta de dente especial, que deixa o sorriso mais brilhante, e flúor para restaurar o esmalte do dente. Caso haja a formação de colônias bacterianas, pode ser necessária a raspagem, que também não é dolorosa.

Vou precisar fazer exames?

Na maior parte das vezes, não. Se você já elegeu um profissional do plano como seu dentista de confiança, provavelmente você deve fazer radiografias na primeira consulta e, muitas vezes, não será necessário repetir se estiver se cuidando de forma adequada.

Eventualmente, dentistas solicitam radiografias para eliminar a possibilidade de problemas ocultos. Isso porque é muito difícil visualizar a região entre os dentes, por exemplo, onde cáries costumam ficar. Por meio de uma radiografia panorâmica é possível fazer um diagnóstico completo da arcada dentária superior e inferior.

Afinal, por que é importante fazer um check-up odontológico?

Ter um sorriso branquinho, com dentes alinhados e sem mau hálito é o que todos desejam. Para que isso se concretize, o check-up odontológico é fundamental, pois além de manter a saúde da boca, identifica condições patológicas em fase precoce para que não haja a necessidade de realizar tratamentos agressivos — como canal, que é muito temido por quem tem medo de anestesia.

Além disso, os resultados são melhores quando a abordagem é ágil. Do diagnóstico de bruxismo (hábito de ranger os dentes) até a detecção de infecções bacterianas que podem cair na corrente sanguínea, diversos quadros podem ser constatados por meio do check-up. Da mesma forma, doenças graves, como o câncer de língua e de boca, também podem ser identificados na consulta de rotina.

Powered by Rock Convert

No que diz respeito à higiene, você poderá ter um feedback a respeito dos seus hábitos e da forma como tem cuidado dos dentes — frequência de escovação, fio dental e higiene da língua. Caso algo não esteja de acordo, o dentista o orientará acerca das melhores práticas.

Por fim, o check-up também permite que indivíduos que apresentam alterações ósseas na face, falta de dentes ou que estão esteticamente insatisfeitos com seus sorrisos tomem conhecimento de diversos tratamentos dentários que podem ajudar a aumentar a sua autoestima e recuperar a confiança. Entre eles, podemos citar as facetas dentárias e o clareamento, que têm ganhado grande destaque.

Qual a periodicidade de um check-up odontológico?

A frequência com que é preciso visitar o dentista é uma indicação individual e depende dos fatores de risco de cada paciente. Em geral, não é preciso realizar mais que um check-up por ano. Algumas situações, no entanto, merecem atenção redobrada. O check-up semestral é indicado para:

  • pessoas com histórico de cáries e restaurações antigas;
  • fumantes, devido ao maior risco de câncer nas vias aéreas superiores e escurecimento dos dentes;
  • pessoas com bruxismo, visto que a prática, além de gerar sensibilidade, promove o desgaste progressivo dos dentes, podendo ser necessária a realização da restauração para restabelecer a altura da mordida;
  • pessoas com refluxo gastroesofágico não controlado. O refluxo de ácido do estômago corrói o esmalte do dente, gerando dor, sensibilidade e mau hálito.

Atenção especial aos pequenos

As crianças que fazem o uso de chupeta merecem um acompanhamento odontológico especial, já que esse acessório danifica os dentes e causa alterações estruturais dos ossos.

No mais, vale destacar que as dietas infantis são compostas por alimentos industrializados riquíssimos em açúcares, como bolachas, refrigerantes e sucos de caixinha. Isso é alarmante principalmente quando levamos em conta que os pequenos costumam ter o hábito de beliscar e bebericar lanches sem realizar a escovação subsequente. Também não é raro que, no período de férias, as crianças brinquem até adormecerem, sem a devida higienização dos dentes — o que favorece ainda mais a formação de cáries.

Outro motivo para levar seus filhos para realizar o check-up no início do ano é a relação entre saúde bucal e desempenho escolar, já reconhecida pela comunidade científica. Uma das condições mais comuns entre as crianças, e que o dentista deve trabalhar em parceria com o otorrinolaringologista, é a de “respirador bucal” (pessoa que só respira pela boca). Não raro, crianças com essa condição desenvolvem perda da audição (hipoacusia) e não conseguem acompanhar os colegas de classe.

A adesão a um plano odontológico torna mais simples e mais barato o cuidado com a saúde bucal da sua família. Contratando o Goldental, da Golden Cross, você tem acesso ao atendimento de urgência/emergência 24hs, ao tratamento de canal, extração de dentes, restaurações, realização de RX panorâmico, além de tratamentos infantis.

Como você pôde ver, a saúde bucal é tão importante quanto a de qualquer outro sistema do corpo. O dentista, assim como os profissionais de outras especialidades médicas, deve ser visto como um aliado para prevenção e diagnóstico precoce de diversas enfermidades. Então, não deixe de fazer o seu check-up odontológico!

Gostou do conteúdo de hoje? Aproveite para conferir o nosso post sobre os benefícios do plano odontológico Goldental!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário