Você conhece a aplicação de flúor nos dentes? Muito se fala sobre essa substância, mas é muito comum que os pacientes tenham dúvidas sobre o seu uso e propriedades. Por isso, é importante desmistificar esse tratamento e mostrar exatamente quais são os seus objetivos.

Um dos principais objetivos dessa aplicação é, sem sombra de dúvidas, manter os dentes livres das temidas cáries. Esse problema pode, em longo prazo, trazer prejuízos muito sérios para a saúde bucal e evoluir para condições mais graves.

Ficou interessado? Pensando nisso, preparamos um artigo completo para tirar suas dúvidas sobre esse assunto e deixá-lo bem informado sobre um dos principais tratamentos utilizados na odontologia. Boa leitura!

O que é o flúor?

De modo simplificado, o flúor é um mineral encontrado em diversos pontos do planeta Terra. Ele está presente na natureza e também em algumas coisas que consumidos, como alimentos e a água, seja de forma natural ou não.

Quando falamos sobre a adição não natural do flúor, nos referimos às quantidades que são adicionadas à água que bebemos, ação obrigatória no território brasileiro desde 1975. Isso é feito devido a pesquisas que indicaram que pessoas que consomem a água fluoretada sofrem menos com cáries.

Mas, afinal, como o flúor auxilia na prevenção contra as cáries? É bem simples: nas crianças, ele é depositado nos ossos que estão em formação, criando uma barreira desde a tenra idade; já nos adultos, ele auxilia no fortalecimento do esmalte dentário.

O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização dentária, que ocorrem, respectivamente, depois da alimentação — devido à ação da saliva em nossa boca — e da reposição mineral que ocorre logo em seguida.

Como é feita a aplicação de flúor nos dentes?

A aplicação de flúor é completamente indolor e livre de desconfortos, além de ser bastante rápida e prática. Para realizá-la, o dentista utiliza uma espécie de gel dental com altas concentrações de flúor em sua composição.

De modo geral, a aplicação desse gel é feita com o auxílio de uma escova, assim como fazemos em nossas casas com o creme dental. Outras alternativas são o uso de moleiras, de verniz ou a utilização de um enxaguante bucal muito concentrado. A escolha será feita em conjunto entre o dentista e o paciente.

Após alguns minutos, o paciente está liberado para voltar para casa e pode retomar as suas atividades habituais. A única ressalva feita é em relação a não comer ou beber nada nos 30 minutos seguintes à aplicação, para que o produto seja completamente absorvido.

Para quem esse tipo de tratamento é indicado?

A aplicação tópica de flúor nos dentes é indicada, na maior parte das vezes, às crianças na idade escolar. No entanto, adolescentes também podem se beneficiar disso para evitar cáries no futuro.

Powered by Rock Convert

Além desses públicos, adultos que se encontram em grupos de risco também podem fazer a aplicação de flúor para otimizar a prevenção de problemas. Alguns grupos de risco para cárie incluem:

  • gestantes;
  • pessoas com problemas hormonais;
  • diabéticos;
  • fumantes;
  • dependentes químicos;
  • consumidores regulares de bebidas alcoólicas.

Existem contraindicações para a realização do procedimento?

Não há contraindicações significativas para a realização do procedimento de aplicação de flúor. O dentista estudará o seu caso e obterá informações sobre a sua saúde bucal para, então, definir se você necessita desse tipo de tratamento.

Além disso, a quantidade de flúor utilizada dependerá muito de pessoa para pessoa. É importante salientar que, como qualquer medicação ou substância, o flúor pode trazer prejuízos para o organismo quanto utilizado em abundância, causando alguns danos como:

  • manchas brancas e permanentes nos dentes;
  • problemas com o equilíbrio dos processos de formação óssea;
  • enfraquecimento dos ossos;
  • náusea;
  • diarreia;
  • cansaço;
  • suor excessivo;
  • intoxicação.

Por isso, é necessário que a quantidade prescrita seja exatamente aquela que seu corpo necessita e que trará benefícios para seus dentes, sem prejuízos para a saúde. Isso mostra como o acompanhamento de um profissional qualificado é essencial para a realização desse tratamento.

Com qual frequência devemos fazer a aplicação?

Como mencionamos, a aplicação de flúor deve ser feita por um profissional experiente e respeitar certos limites para evitar problemas. A recomendação é que a aplicação seja feita a cada 6 meses e mantida na casa dos pacientes.

A manutenção da aplicação de flúor pode ser feita com o uso de cremes dentais, enxaguantes bucais e a ingestão de alimentos e água com a adição dessa substância. Assim como a própria aplicação, o uso desses produtos deve ser prescrito pelo dentista responsável pelo seu tratamento.

Em alguns casos, pode ser recomendado que crianças utilizem cremes dentais sem flúor para evitar a sobrecarga da substância em seus organismos. Por outro lado, fatores como a predisposição para cáries pode fazer com que a dose recomendada seja maior ou que o intervalo entre as aplicações seja reduzido.

Por isso, é necessário conversar abertamente com o dentista e tirar todas as dúvidas sobre esses pontos, para garantir que seus dentes e seu organismo fiquem sempre saudáveis.

Quais são os benefícios trazidos pela aplicação?

O maior benefício trazido pela aplicação de flúor é o fortalecimento dos dentes contra a ação de bactérias nocivas, responsáveis pelo surgimento de cáries. Além disso, ele ajuda no tratamento e na restauração de pequenos danos já causados por esses microrganismos, sendo um bom tratamento coadjuvante para o problema.

É importante explicar que o flúor não pode curar a cárie; apenas impede que o problema avance com uma grande velocidade. Ele fortalece o esmalte dentário e evita que o problema se infiltre cada vez mais nos dentes.

E aí, viu como a aplicação de flúor é importante? A realização de consultas semestrais para avaliar a necessidade da realização desse procedimento é fundamental. Além disso, investir em um bom plano odontológico pode ser uma boa maneira de driblar os altos valores cobrados para a aplicação e garantir a saúde bucal de toda a família!

Tem alguma pergunta sobre a aplicação de flúor ou qualquer outro tipo de tratamento odontológico? Não se preocupe! Basta entrar em contato com a gente e bater um papo com a nossa equipe, que está sempre disponível para ajudar!

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This