Afinal, como lidar com a ansiedade no trabalho? Descubra!

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Assim como o estresse, a ansiedade no trabalho é um problema bastante comum, porém, é importante que o gestor identifique que isso está acontecendo com sua equipe ou com alguns profissionais, a fim de trabalhar esse aspecto e evitar seus impactos negativos.

Afinal, a ansiedade prejudica a produtividade do colaborador, pode trazer problemas de autoestima, convivência e, até mesmo, abalar a sua saúde mental e física. Sabia que também é papel do gestor ajudar sua equipe nesse sentido?

Preparamos este artigo para que você entenda um pouco mais sobre ansiedade no trabalho e suas principais causas, além de como garantir bem-estar e qualidade de vida na organização, de modo que o seu time se sinta bem no ambiente laboral. Continue lendo!

O que é a ansiedade no trabalho?

Ansiedade é um estado psicológico que provoca sensações desagradáveis em uma pessoa, como angústia, apreensão, medo e perturbação. Ela pode estar relacionada especificamente com as atividades laborais, manifestando-se no ambiente de trabalho.

Essa condição diminui a qualidade de vida do colaborador e ele passa a sentir dificuldade para desempenhar suas funções. As tarefas se tornam pesadas e difíceis de executar, há um grande prejuízo para a sua produtividade, e isso afeta não só o seu próprio trabalho, mas de toda a equipe.

Quando um colaborador sente ansiedade, ele fica angustiado por não conseguir trabalhar como gostaria. Também se sente incapaz, insatisfeito e desmotivado. Isso pode resultar em problemas de autoestima e de convivência com os colegas.

Por que a ansiedade se manifesta no ambiente laboral?

Existem diversos fatores que podem desencadear a ansiedade no trabalho. Em alguns casos, ela está relacionada com o excesso de atividades, em decorrência de uma jornada muito extensa ou porque muitas funções estão sendo delegadas para uma mesma pessoa.

Outro motivo é a falta de reconhecimento pelo trabalho executado e as metas alcançadas. Além disso, pode ser decorrente de cobranças excessivas, trabalhar sob pressão ou estar em um ambiente hostil. Esses e outros fatores causam preocupação excessiva, estresse e insegurança em função:

  • do medo de não atingir os objetivos que a empresa espera;
  • de não dar conta do próprio trabalho;
  • de não ter incentivo para continuar se esforçando;
  • da necessidade de trabalhar sempre às pressas, e assim por diante.

Qual é o papel do gestor no controle da ansiedade no trabalho?

Você percebeu que, muitas vezes, a relação entre gestores e colaboradores é o que pode desencadear a ansiedade no trabalho? Além disso, o modo como os processos e as atividades são organizados influenciam o estado emocional dos profissionais.

Cabe ao gestor proporcionar um ambiente mais saudável à sua equipe. Dessa forma, você garante não só as ferramentas para que esses profissionais executem suas funções, mas traz a segurança que eles precisam para explorar todo o seu potencial e trabalhar com tranquilidade.

É preciso que exista um equilíbrio entre os interesses da empresa e as exigências feitas aos colaboradores. Uma boa organização dos processos e do próprio time é indispensável para cumprir prazos, metas e alcançar objetivos sem que os funcionários se sintam sobrecarregados.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Ao mesmo tempo, você precisa ter uma postura de líder, não de chefe. É importante mostrar que está ao lado da sua equipe, ser um grande incentivador, um motivador para ela. As relações de trabalho não podem envolver apenas cobranças. Devemos elogiar e reconhecer, além de apoiar quando existem dúvidas ou dificuldades.

Como minimizar a ansiedade dos colaboradores?

Para minimizar a ansiedade no trabalho, é necessário adotar uma série de medidas que garantam um ambiente mais saudável, confiança, segurança e tranquilidade ao colaborador, as ferramentas necessárias para que execute o seu trabalho e uma relação positiva entre gestores e equipe.

A seguir, veja algumas estratégias eficientes para proporcionar mais saúde mental para o seu time.

Faça uma pesquisa de satisfação

Você precisa entender como os colaboradores veem o seu trabalho, qual é a imagem que têm da empresa, dos líderes e outros aspectos envolvidos com a organização onde atuam. As pesquisas de satisfação feitas de forma anônima são fundamentais para conhecer o que agrada ou desagrada os funcionários, fornecendo insights valiosos para melhorar os aspectos falhos.

Identifique as causas da ansiedade

Por meio da pesquisa de satisfação, você terá um panorama da opinião dos colaboradores a respeito da empresa. Ela também vai ajudar a identificar o que está causando ansiedade, mas é importante que isso seja feito de forma individual. Assim, é possível oferecer um suporte mais personalizado, além de trabalhar o coletivo com estratégias capazes de beneficiar a todos.

Trabalhe a motivação

O colaborador não trabalha pensando apenas no salário, ele deseja ser reconhecido por seus esforços e pelo empenho em contribuir com a empresa, logo, a motivação é indispensável. No entanto, ela não pode vir somente quando os bons resultados aparecerem. Momentos de crise e dificuldade são comuns, e o seu time deve ser incentivado para que consiga superar esses desafios sem estresse. A oferta de benefícios como o plano de saúde e odontológico podem ajudar nessa motivação e contribuir para redução da ansiedade.

Estimule pausas estratégicas

Você também pode minimizar a ansiedade no trabalho instruindo seus colaboradores a fazerem pequenas pausas ao longo do expediente. São momentos para sair do posto, fazer um alongamento, tomar um café ou um copo de água, enfim, desviar a atenção daquilo que estava fazendo, a fim de relaxar a mente.

Invista em qualidade de vida no trabalho

O ambiente de trabalho precisa ser saudável e agradável, para que o colaborador se sinta bem por estar ali. É preciso, portanto, pensar em aspectos que impactam a saúde física e mental, como:

  • ergonomia;
  • iluminação;
  • incidência de ruídos;
  • decoração;
  • conforto.

Adote uma política de saúde e bem-estar na empresa incentivando atividades que vão trazer mais qualidade de vida ao time. Por exemplo, organize grupos para prática de ginástica laboral, momentos especiais de quick massage ou yoga, ofereça plano de saúde e odontológico, além de incentivar a boa alimentação e o combate ao sedentarismo.

Trace metas palpáveis

Visto que a ansiedade no trabalho também está relacionada com a sobrecarga de atividades, não podemos esquecer de traçar metas palpáveis. É claro que a empresa deseja atingir resultados cada vez melhores, mas isso apenas será possível se estiver dentro da capacidade produtiva do seu time.

A ansiedade no trabalho não impacta apenas um colaborador, ela desestabiliza todo o time e compromete os resultados da empresa de modo geral. Sendo assim, é importante olhar com atenção para esse aspecto e investir em bem-estar, saúde e qualidade de vida na organização, pois essa é uma estratégia para ter entregas cada vez melhores.

Que tal receber mais informações interessantes em seu e-mail? Assine nossa newsletter para compartilharmos com você!

Powered by Rock Convert
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário