5 dicas para promover um ambiente de trabalho saudável

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Entre os principais fatores que favorecem a produtividade, ressaltamos o ambiente de trabalho saudável. A falta de cuidados com esse fator pode gerar consequências muito negativas em qualquer contexto.

O bem-estar e a saúde dos colabores são condições essenciais, mas também existem outros detalhes que podem agregar valor. Vamos falar um pouco mais sobre eles? Continue a leitura para entender a importância do tema e conferir nossas dicas!

O que é um ambiente de trabalho saudável?

Antes de tudo, precisamos entender do que estamos falando, certo? É fácil imaginar como cada ambiente de trabalho funciona de uma maneira. Alguns operam bem em horários rígidos, enquanto outros dão certo com a flexibilidade ou até precisam funcionar em turnos ajustáveis. Logo, atrasos podem ser vistos como problemas em determinadas situações e em outras não.

De forma semelhante, vários detalhes fazem parte da dinâmica de cada ambiente: vestuário, infraestrutura necessária, proximidade entre a equipe, nível de exigência, entre tantos outros. O que pode ser um ótimo cenário de trabalho para alguns, provavelmente não será para todos.

Mesmo assim, existe um fator capaz de medir se um local de trabalho consegue ser saudável e agradável: a satisfação dos colaboradores. Pessoas insatisfeitas, irritadas e que ficam de olho no relógio para ir embora não são um bom sinal.

Descansar e curtir a vida pode ser bem melhor do que lidar com as tarefas profissionais. Porém, é possível tornar o momento do trabalho mais prazeroso e fazer todos os desafios naturais do dia a dia serem compensados de alguma forma. Trabalhar em um ambiente saudável é bom tanto para o funcionário quanto para o empregador.

Qual é a importância de proporcionar um ambiente de trabalho saudável?

O principal fator é pensar na felicidade no ambiente de trabalho. Se toda a equipe trabalha satisfeita, isso impacta a produtividade de cada um deles. Sendo assim, é natural que os resultados sejam muito melhores nesse tipo de ambiente do que em locais cheios de insatisfação.

Por isso, não podemos ver os investimentos no clima organizacional ou no próprio funcionário como simples gastos. Há um retorno em cuidar dos detalhes que influenciam a criação de um ambiente saudável e produtivo, aumentando significativamente a importância desse tema. Para citar alguns dos benefícios, temos:

  • conseguir reter os talentos;
  • ter profissionais mais criativos e engajados;
  • aumentar a produtividade e lucratividade;
  • reduzir o turnover e suas despesas;
  • diminuir os problemas e conflitos internos.

Como colocar isso em prática em 5 passos?

Após reconhecer o valor de investir em um ambiente de trabalho saudável, vamos seguir para a parte objetiva. Ou seja, explorar as formas de colocar essa ideia em prática e finalmente poder desfrutar dos seus benefícios.

1. Incentive o diálogo

Comunicação é uma palavra-chave para estabelecer dinâmicas e relacionamentos saudáveis. O diálogo precisa estar sempre aberto a fim de que todos os descontentamentos possam ser resolvidos, ideias sejam transmitidas e soluções encontradas.

Quando isso não acontece, as falhas na comunicação costumam ser o motivo de disputas, conflitos e de insatisfação. De modo a evitar esses problemas, é válido dar liberdade para que todos expressem suas opiniões, manter os canais de comunicação disponíveis e promover reuniões periódicas visando debater tópicos relevantes.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

2. Promova a integração da equipe

Outro aspecto que vai ajudar bastante na manutenção de um clima agradável é a união das pessoas. Em todo lugar existem diferenças, e é natural que haja dificuldades de relacionamento interpessoal no dia a dia.

Contudo, as coisas ficam mais fáceis quando a própria empresa busca promover a integração da equipe. Os encontros de confraternização são bons exemplos disso, pois representam uma oportunidade de conviver com colegas que nem sempre fazem parte do mesmo setor de trabalho.

3. Ofereça benefícios corporativos

Quem é que não gosta de se sentir valorizado, não é mesmo? Ainda que o trabalho seja recompensado por um salário ao final do mês, existem outras maneiras de atrair, cativar e agradar os colaboradores. Proporcionar benefícios corporativos é uma excelente estratégia para atingir tais objetivos.

O oferecimento de planos de saúde e odontológicos estão entre os mais comuns, já que cumprem também a função de contribuir para uma vida saudável. Porém, existem outras opções interessantes, como:

  • participação nos lucros da empresa;
  • parcerias com academias de ginástica e outros estabelecimentos comerciais;
  • vale-alimentação e/ou refeição;
  • descontos em cinemas, teatros, shows etc.;
  • descontos em instituições de ensino.

4. Invista na capacitação da equipe

Além dos benefícios mensuráveis, como o custeio da alimentação no local ou fora do ambiente de trabalho para o funcionário, é possível valorizar um colaborador investindo na sua qualificação. Isso terá um certo custo à empresa, mas precisa ser visto como um investimento que gera um valor incalculável na vida das pessoas e da companhia.

Nesse sentido, as capacitações podem ser direcionadas tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para habilidades ligadas à atuação profissional de cada um. Mais uma vez, os resultados dessa prática são colhidos no dia a dia de trabalho.

5. Cuide do ambiente físico

A satisfação está muito relacionada ao bem-estar e às emoções das pessoas. Por isso falamos de valorização do funcionário, conhecimento, diálogo e saúde. Completando, não podemos esquecer que a infraestrutura física oferecida é mais um fator capaz de contribuir para um bom ambiente de trabalho.

O que isso quer dizer? Os espaços precisam ser bem cuidados para permitir que os funcionários trabalhem com qualidade. Alguns pontos importantes são:

  • conforto;
  • iluminação;
  • ventilação;
  • higiene.

Considerando uma rotina saudável ao trabalhador, investir em ergonomia é outra questão que faz toda a diferença. Essa é a área que visa à otimização das condições de trabalho para o ser humano, sendo muito especial contar com um especialista para cuidar desse assunto.

Enfim, todas essas sugestões para criar um ambiente de trabalho saudável podem ser avaliadas e implementadas de acordo com a realidade de cada empresa. O importante é não perder o foco na satisfação e fazer o que estiver ao alcance para que a experiência do funcionário seja a melhor possível!

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter para acompanhar todas as novidades do blog! Aqui não paramos de produzir conteúdos interessantes para você.

Powered by Rock Convert
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário