6 alimentos que estragam os dentes para você tomar cuidado

3 minutos para ler

Alguns hábitos podem parecer inocentes, mas trazem sérios prejuízos para a nossa saúde bucal, como morder a ponta da caneta, beber muito café ou tomar refrigerante.

As consequências são cáries, escurecimento do esmalte do dente e até danos às estruturas dentárias. O que poucos observam é que também existem alimentos que estragam os dentes e o consumo em excesso é prejudicial.

Neste texto, você vai descobrir como equilibrar a dieta para melhorar a saúde do seu sorriso. Confira!

1. Doces

O açúcar é um dos maiores vilões dos dentes, porque é um facilitador da cárie, em especial quando a higienização é insuficiente. Isso ocorre porque as bactérias se alimentam desses açúcares depositados na superfície dos dentes.

O resultado é a produção de um ácido que atua na degradação do esmalte dentário — camada protetora. Por isso, modere o uso do açúcar e sempre escove os dentes após o consumo desses alimentos.

2. Café

Por ter cor escura, o café pode deixar os dentes manchados, principalmente quando é consumido com frequência. Não é à toa que a bebida é proibida para pessoas que acabaram de realizar clareamento dental.

Mas não é apenas a parte estética que o café prejudica: quando adoçado, ele também promove o desgaste do esmalte devido ao ácido produzido na digestão do açúcar. Por isso, dose a quantidade e dê preferência à bebida pura ou misturada com um pouco de leite.

3. Bebidas alcoólicas

Além da desidratação do corpo, a frequente ingestão de bebidas alcoólicas causa vários desgastes aos dentes, que podem evoluir para doenças como o câncer de boca.

Os dentes ficam mais fracos e sensíveis, manchados, com acidez excessiva e também podem desenvolver cáries e mau hálito. O vinho, por exemplo, pode deixar os dentes com aspecto escurecido e amarelado, comprometendo até a beleza dos dentes.

4. Frutas ácidas

Frutas e bebidas ácidas devem ser evitadas em excesso e o consumo deve ser feito de forma diferenciada. A moderação na dieta se dá pelo aumento da acidez e consequente desgaste do esmalte do dente.

Já o cuidado especial é de diminuir o atrito do ácido com o dente, o que ocorre quando você escova os dentes logo após a ingestão. Portanto, fique atento sempre que consumir laranja, limão e abacaxi.

5. Frutas secas

As frutas secas merecem uma atenção especial. Primeiramente porque elas são mais duras, logo, dificultam a mastigação saudável. Depois, porque essas frutas passam pelo processo de desidratação, ou seja, o açúcar é mais concentrado. Atenção redobrada ao comer esses itens!

6. Carboidratos

Os alimentos ricos em amido, como massas, pão, batatas e arroz, são metabolizados em açúcares no processo digestivo. Com isso, estimulam a produção de bactérias e do ácido que desgastam o esmalte dentário. Nesse caso, recomenda-se a higienização bucal logo após o consumo e moderação na escolha desses itens para a dieta.

Como você viu, a saúde bucal também depende da boa alimentação. Afinal, itens que podem parecer inocentes, quando consumidos em excesso e sem os cuidados necessários, podem trazer sérios prejuízos. Portanto, evite consumir alimentos que estragam os dentes, mantenha a higienização bucal frequente e faça visitas periódicas ao dentista.

Gostou do texto? Então siga a nossa fanpage e acompanhe outros conteúdos importantes como este!

Posts relacionados

Deixe um comentário