Como ter uma alimentação saudável na quarentena?

6 minutos para ler

O mês de março foi marcado pela mudança de rotina de praticamente todos os brasileiros, em decorrência do surto de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O recomendado pelos médicos é manter o distanciamento social, permanecendo em casa pelo maior tempo possível.

Nessa situação, as idas ao supermercado também ficam restritas. Entretanto, isso não quer dizer que os alimentos ultraprocessados devem virar o centro da dieta. 

É fundamental manter uma alimentação saudável na quarentena, com o consumo de hortaliças, frutas e grãos, que ajudam a aumentar a imunidade. Quando a defesa do corpo está em dia, o vírus tem uma chance menor de causar danos ao organismo, e o tempo de recuperação tende a diminuir.

Diante disso, neste post, vamos apresentar algumas dicas de como ter uma alimentação saudável na quarentena. Confira!

Qual a importância da alimentação saudável na quarentena?

Uma alimentação saudável é essencial para manter a saúde em dia, sendo especialmente importante para que o sistema imune fique em boas condições. Agora que é possível ter uma pausa sem restaurantes, lanchonetes, faculdade ou trânsito, podemos refletir sobre como comer de maneira correta.

Uma boa opção é consultar sites de receita, para encontrar lanches e refeições que usam o que está disponível. Se tiver filhos, envolva-os para preparar alguns alimentos, como um molho para salada, cozinhar um ovo e assar pão. Lembre-se de que manter os cuidados com a alimentação é uma ótima maneira de fortalecer o organismo, mas não cura a Covid-19 nem previne a contaminação.

Que benefícios a alimentação saudável traz?

A alimentação saudável é uma boa maneira de garantir qualidade de vida, pois faz o organismo funcionar de modo adequado e auxilia a evitar várias doenças. Ela precisa ser balanceada e rica em sais minerais, água, fibras, carboidratos, gorduras e proteínas.

Esses itens são fundamentais para todos que querem ter uma vida melhor, além de fortalecerem o sistema imunológico — muito importante nestes tempos de pandemia. As vantagens começam a ser percebidas rapidamente e, com o passar dos anos, só aumentam.

Os principais benefícios de uma boa alimentação são:

  • aumenta a energia;
  • melhora o humor;
  • previne doenças;
  • proporciona uma boa noite de sono;
  • regula a produção hormonal.

De que forma você pode aproveitar melhor seu tempo em casa?

Ficar em casa durante a quarentena não precisa ser sinônimo de tédio. Você pode aproveitar o tempo para fazer atividades que sejam de seu agrado, como aprender habilidades e prezar pelo bem-estar e autoconhecimento.

Por isso, neste período, uma boa ideia é rever os hábitos alimentares e testar novas receitas. Aperfeiçoar as habilidades ou aprender a cozinhar é uma maneira de se tornar mais independente.

Ao fazer isso, você saberá quais ingredientes serão usados, podendo dar preferência para aqueles mais saudáveis. Não é preciso ir até o supermercado para fazer algo elaborado, basta reaproveitar o que tem em casa e preparar pratos diferentes do costume.

Como ter uma alimentação saudável na quarentena?

Para manter uma boa alimentação e, consequentemente, uma vida saudável, é importante variar, para não ficar enjoado. Para isso, usar a criatividade para fazer algo prático e de que você goste é uma boa opção.

Powered by Rock Convert

Confira, a seguir, como comer de forma saudável na quarentena.

Vá devagar

Alimentar-se rápido demais pode deixar a sensação de sono e peso e faz com que comamos mais do que o necessário. Para evitar esse problema, desligue os aparelhos durante as refeições, como celular e televisão, já que eles podem disparar a ansiedade e fazer você comer depressa.

Outra ideia é reunir os familiares em volta da mesa, para que possam conversar e saborear o preparado, tornando a refeição muito mais agradável.

Higienize os alimentos

Todos os alimentos que entrarem em casa precisam ser higienizados. As embalagens não permeáveis, como as que são feitas de vidro, latas e plástico, devem ser lavadas com sabão e água. Uma alternativa é borrifar álcool 70%.

Retire legumes, verduras e frutas das embalagens e armazene-os em fruteiras. Na hora que for consumir, lave-os em água corrente e deixe-os de molho por cerca de 20 minutos em uma mistura de água e água sanitária, que é um desinfetante potente para higienizar alimentos.

Consuma legumes, verduras e frutas

Esses alimentos são ricos em fibras, minerais e vitaminas e precisam estar presentes diariamente nas refeições. O consumo adequado contribui para a boa saúde e evita o surgimento de doenças.

Assim, invista nesses ingredientes e, quando sentir vontade de comer um salgadinho ou doce, escolha uma fruta. Também vale consumir granola, chia, linhaça, aveia etc. A dica é comer de 3 a 5 porções desses alimentos por dia.

Deixe os ultraprocessados de lado

O processo de fabricação dos alimentos prontos inclui grande quantidade de gorduras, óleos, açúcar e sal. Além disso, também são colocadas substâncias de uso industrial e sintetizadas em laboratório por meio de fontes como carvão e petróleo, que não favorecem a alimentação equilibrada.

Assim, se você deseja melhorar a sua saúde, exclua os ultraprocessados do dia a dia. Quer exemplos? Aqui vão:

  • refrigerantes;
  • tempero pronto;
  • sopa em pó;
  • macarrão instantâneo;
  • mistura para bolos;
  • biscoitos recheados;
  • salgadinhos.

Priorize os alimentos funcionais

Os alimentos funcionais são aqueles que auxiliam na prevenção ou na redução dos riscos de algumas doenças. Por exemplo, peixe e soja são bons para diminuir o colesterol ruim; já alho, cebola, nozes, amêndoas e castanhas ajudam no bom funcionamento do sistema imune.

Duvide dos superalimentos

Superalimentos são aqueles mostrados como soluções quase milagrosas para auxiliar na prevenção de problemas de saúde. A verdade é que nada, se isolado de uma dieta completa e balanceada, consegue nos deixar mais saudáveis.

A alimentação tendo como base ingredientes variados e frescos pode colaborar com a saúde do organismo, mas isso não garante o combate à Covid-19. O melhor modo de prevenção é manter as medidas de higiene, evitar aglomerações e permanecer em isolamento social.

Como foi visto, uma alimentação saudável na quarentena é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas e lembre-se de criar uma rotina com horários definidos para cada refeição, incluindo o consumo de frutas, verduras, legumes e grãos integrais.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça 10 alimentos que prejudicam os dentes!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário