8 práticas para melhorar a alimentação nas empresas

6 minutos para ler
Novos cenários causados pela COVID-19: quais os impactos para as empresas?Powered by Rock Convert

Uma alimentação saudável é o melhor combustível para o nosso organismo. Por meio de uma dieta equilibrada, é possível conseguir todos os nutrientes necessários para que o nosso corpo funcione em perfeita harmonia. Com isso, temos mais energia para as atividades do dia a dia e nos tornamos cada vez mais produtivos.

Por esses motivos, essa preocupação deve ser levada também para o âmbito corporativo. Cuidar da alimentação nas empresas é um passo essencial para garantir a qualidade de vida dos colaboradores e fazer com que o empreendimento siga produtivo e oferecendo serviços que realmente atendam às expectativas e demandas da clientela.

Gostaria de saber mais sobre como cuidar da alimentação no ambiente das empresas e conhecer os benefícios do investimento nessa estratégia? Continue a leitura e confira não só a importância desse processo, mas também algumas ótimas dicas para torná-lo mais otimizado, simples e eficaz!

Qual é a importância de cuidar da alimentação nas empresas?

No início de nossa conversa, mencionamos brevemente a importância de investir em cuidados com a alimentação de dos colaboradores na empresa. Isso inclui, claro, o acompanhamento de profissionais que criarão um cardápio realmente balanceado, principalmente os nutricionistas.

Além disso, deve haver a disponibilidade de um ambiente limpo e agradável para fazer as refeições. Também é preciso garantir tempo suficiente para que elas sejam realizadas com tranquilidade. Esses pontos favorecem não só uma digestão melhorada, como a interação entre os membros da equipe.

No entanto, é provável que você esteja se perguntando quais são as outras vantagens que esse investimento pode trazer para um negócio, seja ele qual for. Suas dúvidas estão prestes a acabar! Alguns dos benefícios desses cuidados são:

  • mais saúde (física e mental) para os colaboradores;
  • redução do absenteísmo e de vários outros problemas;
  • melhoria do clima organizacional;
  • mais produtividade geral para a equipe;
  • melhor qualidade do serviço prestado;
  • aumento da motivação dos prestadores de serviços;
  • fidelização da clientela;
  • captação de novos clientes;
  • redução de custos variados.

Como podemos ver, é muito vantajoso investir em uma alimentação de qualidade para os seus colaboradores. Com esse tipo de cuidado, todos os envolvidos só têm a ganhar!

A seguir, discutiremos algumas dicas que podem ser muito eficientes quando nos referimos à alimentação nas empresas. Tudo pronto? Então, venha com a gente!

Powered by Rock Convert

Como fazer com que a dieta nas empresas seja otimizada?

Agora, veremos como você pode implementar mudanças e estratégias positivas em sua empresa para fazer com que a alimentação dos colaboradores seja de qualidade. 

Powered by Rock Convert

1. Conheça bem as regras a esse respeito

As regras para a alimentação em ambientes corporativos são extremamente importantes e devem ser seguidas à risca para garantir a segurança de toda a sua equipe. Para isso, é preciso ter um local pronto para abrigar a sua cozinha, seguindo todas as recomendações dos órgãos que regem esse tema.

2. Invista em conscientização

A conscientização é outro ponto que não pode ser deixado de lado. Sendo assim, capriche no investimento em palestras, campanhas e folhetos para mostrar aos seus colaboradores quão importante é a alimentação no ambiente empresarial. Tudo isso é muito válido para garantir o bem-estar do colaborador!

3. Forneça avaliações nutricionais

Cada cabeça é um mundo. Certamente, cada estômago também! Os hábitos alimentares de uma pessoa não são válidos para todas. Por isso, uma dieta personalizada com o que está disponível no cardápio é sempre uma boa opção para a sua empresa. Invista, então, no diferencial de contar com a ajuda de um profissional nutricionista para guiar sua equipe na hora de se alimentar melhor.

4. Pense nas diferenças

Para criar uma alimentação da equipe realmente eficiente, é fundamental que você busque atender aos mais variados tipos de público. Por exemplo: opções vegetarianas, livres de lactose ou sem glúten devem estar disponíveis em seu cardápio para pessoas com restrições alimentares. Uma breve pesquisa antes da implementação do menu pode ajudar na identificação das necessidades alimentares de seu grupo.

5. Crie metas palpáveis

Nada de dar passos que sejam maiores do que as suas pernas, ok? Para que a implementação de uma boa alimentação nas empresas seja possível, é importante criar metas palpáveis para esse processo. Estude bem as suas necessidades, o caixa disponível e o perfil de seus colaboradores antes de tomar qualquer tipo de decisão. O planejamento é essencial para o sucesso!

6. Solicite feedbacks constantes

Outra chave para o sucesso está nos feedbacks. Obter a opinião e a crítica construtiva daqueles que se beneficiarão das medidas tomadas (ou seja, os colaboradores) não pode ficar de fora da construção de uma boa alimentação empresarial. Por isso, pesquise o parecer de sua equipe sobre o andamento de tudo, seja por meio de formulários ou caixas espalhadas pela empresa.

7. Faça parcerias com restaurantes

Investir em parcerias com restaurantes de sua localidade é uma ótima maneira de apoiar comércios locais e, claro, fazer com que o dia a dia de sua empresa seja mais interessante no quesito alimentação. Tanto para poupar espaço (assim, você não precisará, por exemplo, de uma cozinha) como para otimizar os processos, esse tipo de diálogo é bastante válido.

8. Ofereça um bom plano de saúde

Por fim, uma dica que não pode ser deixada de lado em nossa conversa: a importância de um bom plano de saúde para os colaboradores. Esse tipo de benefício pode incentivar os cuidados dos trabalhadores com o próprio corpo, fazendo com que o acompanhamento médico, odontológico e nutricional seja muito mais frequente. Dessa forma, as vantagens são consideravelmente ampliadas!

Gostou de conhecer mais sobre a importância da alimentação nas empresas e os métodos para aumentar a qualidade dela no dia a dia de seus colaboradores? Com essas dicas, você se tornará um gestor muito mais engajado no bem-estar de sua equipe e poderá, assim, observar mudanças realmente benéficas para todo o negócio.

Se você quer ficar sempre informado sobre as novidades que publicamos em nosso blog, basta assinar a nossa newsletter! Com isso, você receberá avisos acerca das novas publicações e poderá conferi-las em primeira mão. Até a próxima!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário