Apesar de não gostarmos muito de pensar sobre o assunto, a verdade é que envelhecemos continuamente desde o dia em que nascemos, em um processo natural e irreversível. Por outro lado, a forma como envelhecemos, esta sim, depende das nossas atitudes.
Portanto, se você ainda não se fez a pergunta sobre o tipo de idoso que quer ser, é importante saber que a resposta depende de atitudes que começam muito antes da terceira idade. Ações que envolvem da alimentação aos relacionamentos sociais.
Neste post, reunimos nove dicas, divididas em quatro grandes pilares (saúde, conhecimento, autonomia financeira e relacionamentos) com atitudes que estão diretamente associadas a um envelhecimento saudável.
Seja uma pessoa saudável desde cedo
Não tem jeito. Para envelhecer bem, você precisa de saúde. Para tanto, precisa entender que deve cuidar da saúde sempre e não deixar para isso apenas quando estiver envelhecendo. Veja algumas dicas.
- Pratique atividades físicas regularmente: é difícil, nós sabemos, mas é indispensável. Por isso, comece devagar, mexa-se, faça pequenas alterações na rotina, como usar mais as escadas (se não tiver problemas no joelho) e sair para fazer compras.
Estes são passos iniciais para engrenar em uma atividade regular, como uma caminhada. Você pode começar com percursos com 10 a 15 minutos no início, ao menos 4 vezes por semana. Você sabia que uma simples caminhada, se feita regularmente, tem grande impacto na saúde cardiovascular?
Quando estiver com mais disposição, você também pode praticar um esporte da sua preferência. Lembre-se: o importante é incluir exercícios na sua rotina, sempre com o acompanhamento de um médico.
Conheça nossas dicas para começar a praticar exercícios físicos.
- Mantenha uma alimentação adequada desde já: para manter o peso ideal e ainda obter todos os nutrientes que o corpo necessita, é imprescindível ter uma dieta variada. Por isso, é muito importante consumir alimentos de diferentes origens, como verduras, legumes, frutas, cereais, leite, seus derivados e carnes, evitando o consumo excessivo de gorduras.
Evite também exagerar no consumo de sal, pois este ingrediente contribui para a hipertensão, quadro que pode levar a graves consequências, como ataques cardíacos. Uma boa dica é evitar alimentos que contenham mais de 20% da dose diária recomendada de sódio.
- Controle o estresse: no ritmo de vida que levamos, sentir-se estressado é normal. O problema é quando o estresse se torna crônico, contribuindo com sintomas que vão desde irritação e problemas de memória, até o aumento da pressão arterial e crises de angina (que podem levar ao infarto).
Por isso, é preciso gerenciar e conviver com o estresse através de medidas como meditação, exercícios, orientação psicológica ou, simplesmente, a dedicação de mais tempo à família, aos amigos e a atividades prazerosas.
- Cuide da pele: rugas e linhas de expressão chegam com a idade, isso é inevitável. Porém, se você toma muito sol sem proteção, isso pode ocasionar prejuízos muito mais sérios. Por isso, previna-se usando o protetor solar e tomando sol nas horas certas. Estes simples hábitos podem evitar doenças como câncer de pele, manchas e retardar a perda de firmeza e elasticidade. Confira outras dicas para proteger sua pele.
- Mantenha as consultas em dia: parece óbvio, mas sempre vale a pena lembrar a importância da saúde preventiva. Para tanto, não deixe de realizar as consultas de rotina indicadas para cada sexo e faixa etária.
Acumule conhecimento
- Aprenda sempre: do ponto de vista mental e cognitivo, oferecer ao seu cérebro a possibilidade de renovação é fundamental. Isso porque o sistema nervoso central mantém a capacidade de reconfigurar-se e readaptar-se na medida em que você forneça a ele os estímulos certos.
Para tanto, aprenda sempre coisas novas. Um idioma, um instrumento, uma dança, tanto faz. E se você já faz algo, aprenda formas diferentes. O cérebro precisa da renovação, que por sua vez só vem pelo aprendizado.
Mantenha sua autonomia financeira
- Planeje suas finanças: não tenha dúvidas, quanto mais cedo você começar a poupar, melhor. Invista em previdência privada, na poupança, na bolsa ou mesmo em imóveis. O importante é começar a criar o hábito de poupar para que você tenha uma reserva, ou uma fonte de renda alternativa, para o futuro.
- Continue trabalhando: até pouco tempo atrás, as pessoas trabalhavam para se aposentar. Este conceito está ultrapassado. Mantenha-se ativo (a), seja empreendedor (a). Enquanto você for capaz de produzir, pode continuar trabalhando. Desta forma, você não só recebe por isso como continua aprendendo continuamente.
Invista nas suas relações
- Cultive as amizades: manter relações saudáveis com amigos, vizinhos e colegas de trabalho é um dos principais segredos para um envelhecimento saudável.
Em um estudo da Universidade de Harvard, acompanharam por 75 anos a vida de 724 homens, estudando temas como relações sociais, vida privada e saúde. A pesquisa chegou à conclusão surpreendente que o principal segredo para envelhecer bem é a qualidade das relações desenvolvidas ao longo da vida.
Saiba mais sobre a pesquisa em um vídeo do TEDx com um dos diretores do estudo.
Outro estudo, este da Universidade da Carolina do Norte, associa diretamente a quantidade e a qualidade das relações sociais com a melhoria de diversas condições físicas, como obesidade abdominal e pressão arterial. A pesquisa mostra ainda como essas mesmas conexões reduzem os riscos de problemas de saúde nos diferentes estágios da vida.
Importante: tais atitudes devem ser praticadas para tornarem-se hábitos regulares, com efeitos para toda a vida. Por isso, é preciso colocar a mão na massa, uma tarefa que pode ser complicada no início, mas que aos poucos pode transformar a sua vida.
Saiba mais sobre o assunto