9 dicas para curtir o carnaval com saúde

7 minutos para ler

Oficialmente, o carnaval só começa no fim do mês, quando inúmeros blocos e trios elétricos tomam as ruas e avenidas das principais cidades do país. A folia, no entanto, já pede passagem desde o início de fevereiro, com eventos pré-carnavalescos em diversas cidades.

Para os mais animados, estamos falando de um mês de festa! Uma verdadeira maratona para os foliões, que dançam por horas, expõem-se ao sol, transpiram, alimentam-se irregularmente, etc.

Tomar precauções para aguentar toda esta folia com saúde, portanto, é tão importante quanto escolher uma linda fantasia. Por isso, reunimos 9 dicas para curtir um carnaval com saúde: uma folia que seja lembrada apenas por momentos de alegria e diversão!

O que é o carnaval?

Na prática, todos sabem o que é o carnaval é um período de quatro dias em que há muita alegria, com danças, músicas, bebidas.

Poucos sabem que ele é uma festa antiga. O carnaval se originou de festas greco-romanas em honra a ninguém menos que Baco, o deus do vinho.

Posteriormente, as festas foram incorporadas às celebrações aceitas pelo cristianismo. Nesse sentido, o carnaval é o período que antecede a quaresma.

Como curtir um carnaval com saúde?

Vamos listar algumas dicas para que você se divirta no carnaval sem descuidar de sua saúde. Dessa forma, você vai ter saúde no carnaval e durante o ano todo.

1. Cuide da alimentação

Antes de sair para um bloco ou trio, procure comer alimentos ricos em carboidratos. De preferência, coma aqueles com baixo índice glicêmico, como batata-doce, aspargo, cenoura, grão-de-bico, etc.

No entanto, mesmo que você opte por outros carboidratos, como arroz ou macarrão, você garante bastante energia para a folia (evite apenas alimentos gordurosos, que dificultam a digestão).

Além disso, durante a folia, evite ficar mais que quatro horas sem se alimentar. E leve consigo alimentos que propiciem uma rápida digestão, como barrinhas de cereais, biscoitos integrais, frutas secas e grãos, como nozes e amêndoas.

2. Hidrate-se sempre

O carnaval ocorre justamente no verão, a estação mais quente do ano. Por isso, durante a folia você vai transpirar muito.

Para prevenir a desidratação, beba muita água, sucos naturais, água de coco e até mesmo bebidas isotônicas.

Dica: conheça 15 frutas e legumes indispensáveis no calor do verão e alimentos que combatem o cansaço.

3. Cuidado com o álcool

Para gozar de um carnaval com saúde, é preciso ficar atento ao álcool. As bebidas alcoólicas são diuréticas e podem provocar desidratação. Por isso, modere na quantidade que for ingerir.

Outras dicas válidas são: evitar beber com o estômago vazio, o que pode causar quadros de hipoglicemia; e intercalar as bebidas alcoólicas com alimentos e goles de água.

Não esqueça também o mais importante: se for beber, não dirija jamais. Prefira sempre a carona ou o transporte público.

4. Proteja sua pele

Muitas vezes, o carnaval é comemorado nas ruas, de dia, e nos horários menos recomendados pelos dermatologistas para exposição ao sol.

Se você sair durante o dia, proteja-se ao máximo dos efeitos nocivos dos raios solares.

  • Use protetor solar com FPS 30 ou superior, aplicando o produto 30 minutos antes da exposição ao sol, reaplicando-o a cada duas horas (em caso de transpiração excessiva, reduzir esse tempo);
  • Use produtos que complementam o protetor solar. Para o corpo, dê preferência a roupas, chapéus e bonés de algodão, ou aqueles produzidos com proteção contra raios UV. E não se esqueça de usar os óculos escuros.

Confira outras dicas para proteger sua pele durante o verão.

5. Descanse sempre que puder

Outra dica fundamental, embora difícil de cumprir, para ter saúde no carnaval é dormir bem. O sono é uma necessidade fisiológica, e uma boa noite de descanso cumpre funções essenciais para o nosso organismo, como recuperação do desgaste físico e mental.

Por isso, se você não dormir bem, ficará muito difícil manter o ritmo durante o período de festa – principalmente nos quatro dias de carnaval.

Portanto, procure dormir de seis a oito horas por noite. E, caso não consiga, invista em pequenos cochilos (quando possível).

Saiba quais são todos os benefícios do sono para a saúde.

6. Alongue-se

O folião dança, pula e canta. Ele não para. Por isso, ele pode sentir dores, principalmente se for sedentário.

Uma boa dica é alongar-se antes da folia. O alongamento ajuda a aquecer seu corpo e a compensar o intenso trabalho muscular, evitando dores agudas que podem impedir você de curtir o dia seguinte.

Conheça cinco alongamentos indicados para os foliões.

7. Sexo só se for seguro

Muitas doenças podem ser transmitidas pelo sexo. São as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como AIDS, sífilis e HPV.

Por isso, homens e mulheres devem ter sempre em mãos as famosas camisinhas. Afinal, prevenir é melhor do que remediar.

8. Cuide da sua imunidade no período de carnaval

Outro ponto relevante que você deve considerar é garantir sua imunidade. Imunidade baixa deixa a pessoa mais vulnerável a problemas de saúde.

Na verdade, para manter a imunidade alta, você deve adotar todas as práticas que já falamos, como dormir bem, proteger a pele, alimentar-se bem (lembre-se que saco vazio não para em pé), usar protetor solar e álcool em gel e assim por diante. Não se esqueça de tomar vacinas, principalmente a vacina contra Covid-19.

Evite também compartilhar objetos pessoais, como talheres, garrafas, copos, escovas de dentes. Há algumas doenças que são transmitidas por meio da saliva (hepatite, gripe, herpes, Covid-19). Nesse sentido, fique atento também aos beijos!

Tire um tempo também para praticar atividades físicas, pois elas ajudam a aumentar a imunidade do corpo. Tomar sol também é uma boa dica, para melhorar a produção de vitamina D.

9. Prepare-se para emergências

Esteja preparado para eventuais contratempos. Salve em seu celular os números de telefone mais relevantes, como os que seguem:

  • 190 (Polícia Militar);
  • 180 (violência contra a mulher);
  • 181 (Narco-Denúncia);
  • 100 (violência contra o idoso, exploração sexual de menores);
  • 112/911 (Polícia Militar, apenas celular);
  • 188 (Linha da Vida – Ministério da Saúde);
  • 191 (Polícia Rodoviária Federal);
  • 192 (SAMU, Serviço de Atendimento Médico de Urgência);
  • 193 (Corpo de Bombeiros);
  • 197 (Polícia Civil);
  • 199 (Defesa Civil);
  • 198 (Polícia Rodoviária Estadual)
  • 133 (atendimento a dependentes químicos).

Vale a pena também levar um kit de primeiros socorros em seu carro e ferramentas necessárias para algum eventual reparo.

9.1 O que fazer caso alguém passe mal?

Diante de um caso grave, é adequado manter a pessoa confortável até que chegue o atendimento especializado. Deve-se aguardar se ela está respirando e se sua pulsação está normal.

Caso a saliva esteja interferindo na respiração, é necessário manter o pescoço esticado para favorecer a circulação do ar. Os primeiros socorros podem fazer toda a diferença para evitar sequelas mais sérias.

Seguindo essas dicas, você estará em condições de curtir o carnaval com saúde. Nada melhor que ser prevenido para se divertir com mais segurança. Seja feliz: divertindo-se ao mesmo tempo em que cuida de sua saúde. O carnaval deve ser uma época de alegria.

Como você viu, a imunidade é muito importante para garantir a saúde no carnaval. Aproveitando esse “gancho”, confira um guia completo para melhorar a imunidade!

Quer saber qual é o e-mail da Golden Cross? Clique aqui e nos envie uma mensagem pelo Fale Conosco!

Posts relacionados