Se muita gente tem aquele medo de dentista, isso pode ser parcialmente atribuído à temida cárie, doença bucal que mais causa perda de dentes no Brasil, atingindo mais de 80 % da população brasileira. De fato, a cárie incomoda mesmo: além das dores que podem causar, o problema é bastante desconfortável.

Devido à importância do assunto, reunimos neste post 7 maneiras de prevenir as temidas cáries, medidas que serão benéficas não apenas para a saúde bucal do paciente, mas para seu bem estar como um tudo.

Antes de conhecê-las, porém, entenda o que é a cárie e como ela se forma.

Por dentro das cáries

De maneira simplificada, a cárie é uma doença infecto contagiosa, causada por bactérias  existentes na boca, Essas bactérias se organizam e formam a placa bacteriana.

A placa quando não removida em curto espaço de tempo, causa desmineralização nas estruturas dos dentes. A destruição das estruturas do dente é progressiva, se não for tratada pode causar destruição irreversível da estrutura do dente, dor e abscesso – Infecção com formação de pus.

Esse processo, no entanto, pode ser prevenido sem a adoção de soluções mirabolantes. Para tanto, a sugestão é seguir as recomendações que reunimos abaixo.

Se tiver dúvidas, procure sempre um dentista.

Escove os dentes pelo menos três vezes por dia
Para prevenir a cárie é fundamental começar pelo básico: escovar corretamente os dentes após as três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). Esse é o número mínimo indicado, mas o ideal mesmo é escovar sempre após a ingestão de alimentos.

Importante: nunca deixe de escovar os dentes antes de dormir. Durante a noite a salivação diminui, e com isso aumenta a acidez e aumentando assim a quantidade de bactérias ao redor dos dentes.

Saiba como escolher a melhor escova de dente para você

Conheça 10 dicas para ensinar as crianças a escovar os dentes

Escove bem a língua
Pela característica rugosa da superfície da língua, bactérias e restos alimentares costumam se depositar nela, causando o indesejável mau hálito.

Powered by Rock Convert

Limpar a língua diariamente, portanto, é um hábito muito saudável, que pode ser feito com escovas que contêm limpadores com pontos de borracha ou com um raspador de língua.

Use o fio dental diariamente
O fio dental remove os restos de alimentos e a placa bacteriana nos locais onde a escova não chega.  Seu uso, portanto, é obrigatório (mas muita gente deixa de usá-lo por preguiça ou desconforto).

Se você ainda não incluiu esse hábito em sua vida, uma dica é começar aplicando o fio dental apenas na última higiene bucal do dia. Dessa forma, os dentes ficam protegidos por toda a noite e, com o tempo, o hábito acaba se tornando um “vicio” saudável.

Visite o dentista regularmente
Prevenir as cáries é apenas um dos muitos benefícios que o paciente tem ao visitar periodicamente um dentista. Ao criar esse hábito, há menos necessidades de tratamentos invasivos, outras doenças como a gengivite e a periodontite podem ser evitadas, entre outras vantagens.

Controle a ingestão de açúcar
Os açucares, quando combinados com a placa bacteriana, produzem substâncias ácidas prejudiciais para os dentes, atacando principalmente o esmalte dental. Por isso, mantenha uma alimentação balanceada, evitando o excesso de açúcares.

Dica: se você não resiste à tentação e não tem restrições, prefira consumir alimentos com açúcar de uma só vez, de preferência logo após a refeição. Em seguida, escove os dentes.

Beba muita água
A ingestão de água ajuda a aumentar a hidratação do corpo e a salivação na região bucal. A saliva, por sua vez, é um forte aliado contra as cáries porque equilibra o pH da boca e tem um papel de enxaguante natural do organismo.

Não fume
O hábito de fumar, como se não bastassem todos os problemas que ocasiona para a nossa saúde, ainda cumpre o papel de diminuir a imunidade da flora oral. Como consequência, nossa boca fica mais suscetível a diversas doenças, como câncer de boca, gengivite.

Saiba mais

Portal Colgate: prevenção à cárie

Aliança para um futuro livre de cárie

Portal Terra: dicas para prevenir a cárie

Portal Sorrisologia: uso do fio dental

Portal Minha Vida: dentes mais vulneráveis de acordo com o alimento consumido

Powered by Rock Convert

Escreva um comentário

Share This