O hábito de escovar os dentes e usar o fio dental é indispensável para uma correta higiene bucal.

Neste post, portanto, reunimos dicas para quem que ter uma higiene bucal correta e eficaz. Quer saber mais? Então, acompanhe a gente, fique bem informado e capriche na sua próxima limpeza.

Importante: as dicas abaixo são informativas e não substituem, em nenhuma hipótese, a necessidade de realizar visitas regulares ao dentista.

Faça a higiene na ordem certa

O primeiro passo é iniciar a limpeza com o fio dental. Isso é importante porque ele remove a placa e resíduos de alimentos que ficam entre os dentes. Estes restos, se não forem removidos, podem causar mau hálito, cáries, entre outros problemas.
Em seguida, use a escova de dente. Desta forma, além de sua função principal, ela vai eliminar os resíduos espalhados pelo fio dental.

Após comer, escove os dentes em até 30 minutos logo após a refeição

Para atingir a máxima eficiência, a higiene bucal precisa ser feita até 30 minutos após as refeições. Isso porque após esse algum tempo, a placa bacteriana torna-se perigosamente ativa, e pode provocar cáries.

O ideal é escovar os dentes cerca de 30 minutos após a refeição (ou lanche) porque, se a higiene for realizada logo em seguida, Ao escovar em um curto peírodo após a alimentação, acabamos interferindo na neutralização, pela saliva, dos ácidos produzidos pela placa dentária.

Entretanto, o mais importante é não esquecer o prazo de 30 minutos! Se estiver na dúvida entre escovar logo ou esperar, e acabar excedendo o tempo, não tenha dúvida: escove logo.

Escove da forma correta

Fazer força não é sinônimo de uma boa higiene bucal. Esse hábito, muito pelo contrário na verdade, pode provocar a retração gengival e/ou lesões na gengiva. Além disso, durante a escovação, é muito importante primordial se preocupar com a limpeza não só dos dentes, mas como também da gengiva e do sulco gengival, que é  o espaço em torno do dente.

Veja esse passo a passo:

  • Primeiro, segure a escova em um ângulo de 45 graus. Em seguida, realize a escovação com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes, com movimentos de vai e vem sem colocar muita força e velocidade.
  • Após a concluir a primeira parte, faça suaves movimentos circulares, escovando ambas as faces dos dentes, além das superfícies oclusais, usadas para na mastigação.Acho complicado? Então confira esses dois vídeos elaborados por empresas de produtos de higiene oral:

Escovação correta dos dentes

Escovação correta dos dentes para crianças

Leia também: 10 dicas para ensinar crianças a escovar os dentes.

Use o fio dental corretamente

Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, uso a seguinte técnica:

  • Separe cerca de 40 centímetros de fio, deixando 10 centímetros entre os dedos.
  • Segure o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos e deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva.
  • Nunca force o fio contra a gengiva: ele pode machucar o tecido gengival.
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  • Para retirar o fio dos dentes, use movimentos de trás para frente.

Escove bem a língua

Pela característica rugosa da superfície da língua, bactérias e restos alimentares costumam se depositar nela, chamada de saburra lingual, causando o indesejável mau hálito.
Limpar a língua diariamente, portanto, é um hábito muito saudável, que pode ser feito com escovas que contêm limpadores com pontos de borracha, com um raspador limpador de língua ou até mesmo com as próprias cerdas da escova dental.

Leia também: mau hálito – entenda as causas e previna-se.

Escolha a escova de dente certa

Evidentemente, cada pessoa tem características peculiares, e por isso algumas escovas podem ser mais apropriadas para uns que para outros, não deixe de consultar o seu dentista.
No entanto, os dentistas concordam que algumas características tornam as escovas mais eficientes, independente de quem as use. :

  • Cerdas macias: mais eficientes por que pois possibilitam a limpeza sem que os tecidos vizinhos aos dentes sejam prejudicados feridos; evitam que as estruturas dentárias sejam riscadas; e não provocam sensibilidade nos dentes.
  • Cabeça pequena: para poder alcançar todas as áreas da boca com a mesma eficiência, inclusive os dentes posteriores.

Adote o hábito regularmente

Não adianta fazer tudo certinho se você esquecer-se de escovar os dentes após o almoço por causa de uma reunião, ou deixar de fazer a limpeza após o lanche da tarde.
É preciso escovar os dentes pelo menos após as três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). Além disso, é altamente recomendável escovar sempre após a ingestão de alimentos.

Não se esqueça também de passar o fio dental diariamente, pelo menos na última higiene bucal do dia. Dessa forma, os dentes ficam protegidos por toda a noite também durante o sono.

Saiba mais

Sorrisologia: o que há de errado com sua higiene bucal

Portal Terra: 10 passos para a higiene bucal perfeita

Portal terra: a ordem certa para a higiene bucal

Colgate: como usar o fio dental

Sorrisologia: tempo ideal após as refeições para escovar os dentes

Escreva um comentário

Share This