Quando o inverno está chegando e as temperaturas começam a cair, dá aquela vontade de assistir TV debaixo do cobertor, levando junto deliciosos petiscos, não é mesmo? O problema é que os meses passam e, quando começamos a pensar no verão, tomamos aquele susto na balança.

Essa é uma verdadeira armadilha, mas que não é difícil de entender. No frio, sentimos mais fome porque nosso corpo precisa de calorias extras para manter sua temperatura regulada. Além disso, muita gente acaba largando os exercícios.

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Com essa combinação de calorias a mais com atividade física de menos, o resultado não pode ser outro: acabamos engordando. Por isso, se você quiser evitar os quilos a mais, é preciso ter atenção redobrada.

Neste post, reunimos algumas dicas valiosas para evitar o ganho de peso durante a estação. Com elas, acreditamos que é possível aproveitar o melhor do inverno e ainda manter a boa forma.

  1. Suba na balança com frequência
    Todo mundo vai à farmácia, não é? Então, que tal aproveitar a visita para se pesar semanalmente? Isso vai facilitar o controle do peso e evitar sustos. Afinal, as pessoas não engordam de uma só vez. Trata-se de um processo lento e gradual.
    Atenção: se o peso subir na primeira semana, e mais um pouquinho na segunda, é hora de ligar o alerta e tomar algumas medidas, seja se exercitando ou controlando a alimentação.
  2. Na hora do exercício, fuja do frio
    A maioria das pessoas abandona as atividades físicas no inverno. Pense bem: acordar de manhã naquele friozinho, ainda mais para malhar, não é nada fácil. Portanto, procure exercitar-se direto do trabalho ou na hora do almoço, horários em que a temperatura está mais alta.
    Outra dica: escolha uma atividade indoor. Afinal, dentro da academia o frio e o mau tempo não dificultam tanto as coisas e fica mais fácil manter a frequência de treinos.
  3. Tome bastante sopa (e com pedaços!)
    No inverno dá aquela vontade de comer coisas quentinhas, e as sopas são uma das melhores opções para os dias frios. Acontece que muita gente não se sente saciada com elas e acaba atacando a geladeira uma hora depois da refeição.
    Por isso, atenção a esta dica: experimente deixar alguns pedaços de carne e legumes inteiros na sopa, sem amassar ou passar no liquidificador. Isso ajuda porque a mastigação é um mecanismo fundamental para que o cérebro entenda que você já comeu e envie o sinal de saciedade ao corpo.
  4. Não se esqueça da hidratação
    No frio, muitas pessoas bebem menos água. Fuja dessa! Nem no inverno podemos nos descuidar da hidratação. O hábito de beber água regularmente é muito importante para a saúde e ainda inibe aquela fome fora de hora.
    Outra dica: aproveite o clima e adote o hábito de tomar chá. Algumas opções, como o chá-verde e o chá-branco, além de quentinhas, aceleram o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento.
  5. Invista em petiscos light
    Não dá para fugir deles no inverno. Ficar em casa vendo TV debaixo das cobertas pede bons petiscos. Que tal então substituir batatas fritas, amendoim e salgadinhos por versões menos calóricas?
    Você pode optar pela pipoca zero para micro-ondas, isenta de gorduras e com menos calorias, apostar em sanduíches naturais, fatias de cenoura com molho light ou em empadinhas sem farinha. Confira no portal Mundo Boa Formaalgumas receitas fáceis e saborosas.
  6. Combine carboidrato e proteína
    Se você não abre mão de jeito nenhum de carboidratos, como macarrão e pão, uma boa dica é combiná-los com uma proteína. Dessa forma, o índice glicêmico total do prato será menor e a digestão também será mais lenta.
    Além disso, incluir proteínas na refeição faz com que o hormônio colecistocinina, responsável pela sensação de saciedade, seja liberado no estômago.
    Você ainda pode fazer algumas escolhas que tornam seu prato menos calórico. Confira:
    – Prefira carboidratos integrais, que contém fibras e um índice glicêmico menor que os refinados;
    – Escolha os molhos ao sugo ou à bolonhesa;
    – Entre as massas recheadas, prefira as que levam frango ou ricota.
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