5 estratégias para fidelizar seus colaboradores

6 minutos para ler

A adoção de medidas para fidelizar colaboradores é uma ação levada a sério por empresas que desejam ter funcionários comprometidos com o sucesso do negócio e conseguir um espaço de destaque no mercado.

A estratégia, afinal, melhora a dinâmica da organização, atrai bons profissionais e, ainda, atribui credibilidade à imagem da instituição diante do público. A retenção de talentos também contribui para a economia com a contratação de novos colaboradores e a dispensa de trabalhadores já estabelecidos no ambiente laboral.

Tendo em vista os benefícios da prática, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema, além de 5 estratégias para que você consiga fidelizar boas equipes. Não deixe de conferir!

Importância de fidelizar os colaboradores

Para melhor esclarecer a importância de fidelizar colaboradores, vale definir o que exatamente é a prática. Trata-se de um conjunto de estratégias aplicadas no ambiente corporativo para reforçar uma imagem positiva da empresa diante das equipes e para criar condições atrativas de trabalho ao público externo.

Essas ações têm como objetivo principal identificar o diferencial do negócio e apresentar propostas de valor aos profissionais envolvidos, de modo a reter talentos que possam contribuir para o sucesso da companhia. Por essa definição, é possível prever os impactos positivos que a prática pode atribuir — entre eles, o crescimento da empresa e a melhoria do atendimento.

Entre as vantagens de investir nessa proposta institucional, destacam-se, ainda:

  • diminuição de custos com contratação e demissão;
  • melhoria da imagem da empresa diante do consumidor;
  • redução da rotatividade de funcionários;
  • aumento da produtividade;
  • investimento em capacitação com retorno para o negócio.

As 5 melhores estratégias para fidelizar seus colaboradores

São diversas as medidas que podem ser adotadas pelo gestor com o intuito de fidelizar colaboradores e obter para si os benefícios decorrentes da prática. Vale lembrar, entretanto, a importância de estabelecer objetivos sólidos da empresa a longo prazo, para que todas as ações sejam guiadas com alinhamento às expectativas e necessidades da empresa. Confira!

1. Reconhecer o trabalho realizado

A valorização ao trabalho realizado é uma das ações mais bem-recebidas pelas equipes e que, portanto, contribui para a retenção de talentos na empresa. Afinal, ela revela reconhecimento por parte do gestor pelo desempenho dos trabalhadores nas atividades propostas.

Isso fortalece os valores institucionais e a imagem positiva do negócio diante do público interno. Portanto, vale promover ações positivas de valorização que motivem o funcionário a continuar com a atuação de excelência. O ideal é que as propostas sejam incluídas na própria cultura empresarial, por meio de planos de carreira e pela promoção de eventos institucionais.

2. Fortalecer a cultura organizacional

A cultura organizacional caracteriza-se por um conjunto de bens imateriais da empresa que a diferencia na forma como se estrutura internamente, a partir de valores, visões de negócio e objetivos a longo prazo. Quanto mais alinhada ao trabalho dos colaboradores essa cultura estiver, melhor será a relação estabelecida entre negócio e equipe.

Afinal, uma cultura interna bem-definida e fortalecida faz com que funcionários trabalhem com propósito, especialmente se se identificarem com as missões institucionais. Isso, sem dúvidas, eleva o sentimento de pertença e identidade em relação ao empreendimento, o que favorece o aumento da motivação e da produtividade geral.

3. Fornecer salários e benefícios de qualidade

O fornecimento de salários justos em relação às funções desempenhadas é uma das melhores formas de reconhecer o trabalho dos funcionários e cativar talentos para que se mantenham na empresa. Entretanto, há outras ações que podem ser adotadas e que são bastante presentes no mercado.

Um exemplo é a oferta de benefícios aos colaboradores, que, direta ou indiretamente, também se agregam ao salário do trabalhador. Trata-se de vantagens oferecidas pela empresa que atraem profissionais compatíveis com o perfil do negócio. Como exemplos de benefício, é possível destacar:

  • possibilidade de home office esporadicamente;
  • folga no dia do aniversário;
  • oferta de planos de saúde e odontológico;
  • parceria com escolas de língua estrangeira.

4. Melhorar o clima organizacional

O clima organizacional é fundamental para a fidelização de bons colaboradores. Afinal, um ambiente confortável, leve e aconchegante, tanto no aspecto físico quanto no psicológico, favorece o convívio harmonioso entre equipes, o diálogo interpessoal respeitoso e o desenvolvimento eficaz de atividades.

Pode-se dizer, inclusive, que esse é um dos fatores determinantes para o sucesso da empresa no mercado. Trabalhadores satisfeitos com o ambiente laboral tendem a atender melhor o público externo e se colocar mais à disposição para as suas necessidades.

5. Aprimorar a comunicação interna

O investimento em recursos de comunicação contribui para um diálogo eficaz entre equipes e líderes. Isso, por sua vez, além de tornar mais produtivo o trabalho, faz com que os colaboradores se mantenham informados sobre as decisões tomadas pelo negócio.

Vale destacar que o aprimoramento também reduz ruídos de comunicação e permite o alinhamento estratégico entre as decisões da empresa e as ações dos funcionários no dia a dia. Portanto, fortaleça os sistemas de comunicação e procure estabelecer meios abertos para receber sugestões dos colaboradores.

Por que contar com a Golden Cross

Como visto, uma das formas mais eficientes de ter o colaborador como primeiro cliente é apostar na oferta de benefícios, especialmente planos de saúde e de assistência odontológica. Afinal, cada vez mais, a população toma consciência da importância de preservar a saúde bucal para um bom desempenho profissional.

Nesse sentido, a Golden Cross pode ser grande aliada do empreendedor. Sendo uma das pioneiras no setor de saúde no país, a instituição conta, atualmente, com cerca de 500 mil clientes empresariais.

A empresa tem como missão a constante busca pelo aprimoramento dos serviços e da relação transparente e comprometida com o público. Além disso, oferece diversas opções de plano de saúde, os quais podem se adaptar conforme as necessidades específicas do seu negócio.

Fidelizar colaboradores, seja por meio da oferta de planos de saúde, seja por estratégias de fortalecimento da cultura organizacional, contribui para o sucesso do negócio. Afinal, ao reter talentos, a empresa poderá contar com trabalhadores produtivos e profissionais que contribuam para o seu desenvolvimento no mercado.

Além disso, poderá reduzir custos com demissões e contratações e cultivar uma equipe experiente e alinhada a seus propósitos. Investir na fidelização de colaboradores, desse modo, é uma forma eficaz de investir no destaque do próprio empreendimento diante da concorrência.

Gostou das nossas dicas? Para conferir opções de plano de saúde para a sua empresa, entre em contato com a nossa equipe!

Guia de benefícios corporativos para oferecer aos colaboradores
Posts relacionados

Deixe um comentário