Ensinar as crianças a adquirir o hábito de escovar os dentes é uma tarefa complicada para muitos pais, que exige paciência e até certa dose de criatividade.

Apesar de árdua, esta é daquelas missões que não podem ser deixadas de lado, uma vez que os benefícios vão ser colhidos por toda a vida.

Com a adoção de alguns hábitos associada a pequenos truques, a dificuldade pode se transformar em algo trivial e até mesmo em um agradável momento de família.

Por isso, reunimos 10 dicas que irão ajudar você a ultrapassar com sucesso esta etapa na educação dos seus filhos.

Saiba quando levar a criança ao dentista e conheça algumas dicas

Seja o exemplo

Eis uma realidade inquestionável: os pais são as principais referências que as crianças têm. E, como elas costumam responder muito melhor a exemplos do que a ordens e palavras, você vai precisar ser o modelo. Portanto, se você quer que elas escovem os dentes após as refeições, faça o mesmo.

Leve a criança ao dentista

De preferência, procure um odontopediatra. Eles geralmente têm o consultório adaptado para agradar os pequenos. Além disso, com a experiência, utilizam uma linguagem próxima a deles. E não se esqueça de levá-los para consultas regulares.

Adapte o ambiente à criança

Se você ainda não comprou um banquinho ou adaptou algum objeto de casa para ajudar a criança a alcançar a pia, é bom fazer isso logo. Autonomia é superimportante!
Além disso, se ela estiver aprendendo a bochecar e cuspir, odontopediatras sugerem o uso de um copo plástico para ajudar na tarefa.

Deixe ela segurar a escova desde pequena

Já que estamos falando de autonomia, esta dica é fundamental. A tendência dos pais é querer escovar os dentes dos filhos, para garantir uma escovação correta, não é mesmo? Pois o ideal é justamente o oposto.
Deixe que a criança escove os dentes sozinha, seguindo suas instruções (e as do dentista). Se for necessário, você pode finalizar a escovação para garantir que os dentes estão limpos.

Transforme a hora de escovar os dentes em um momento agradável

Fazer da escovação um momento prazeroso e familiar costuma funcionar muito bem. Quando puder, chame a criança para escovar os dentes junto com você.
Aproveite a oportunidade para se aproximar dela, pedir para que escove seus dentes e vice-versa. Nesta hora, aproveite para checar se ela está escovando os dentes corretamente.

Estimule o hábito desde cedo

Apresente a escova de dente às crianças quando os primeiros dentinhos surgirem. Tome cuidado apenas com a escolha da escova, que deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena. Você pode verificar na própria embalagem das escovas a idade recomendada para o uso.

Converse (não brigue)

Crianças são muito espertas, sempre querem saber de tudo. Entender porque estão escovando os dentes, portanto, é muito importante. Quando elas compreendem que só a escovação regular pode evitar cáries, mau hálito, gengivite etc., tudo fará mais sentido para elas. Para tanto, procure ser calmo e transparente, evitando brigas desnecessárias.

Use recursos digitais

O uso de diferentes mídias na educação é um recurso muito eficiente, cada vez mais usado em escolas. Porque não recorrer a elas quando o assunto é ensinar crianças a escovar os dentes?
Existem diversos vídeos na internet. Veja este exemplo, desenvolvido por uma empresa de produtos de higiene dental. Outra opção são os aplicativos para Smart Phone, como Disney Magic timer, entre outros.

Compre produtos infantis

Escovas e cremes dentais coloridos, com os personagens preferidos das crianças, costumam ser um excelente atrativo para que elas adquiram o hábito de escovar os dentes. Só não esqueça de adquirir apenas produtos de marcas que você confia.

Recorra ao lúdico

A presença do lúdico na infância é essencial para a educação dos pequenos. Então que tal incentivar seu filho a escovar os dentes do seu brinquedo, por exemplo? Ou ler histórias sobre o tema? Isso ajuda a despertar o interesse da criança para realizar a tarefa.

Conheça uma lista de livros cujo tema é higiene bucal.

Saiba mais

Entenda como funcionam os planos odontológicos

Esclareça alguns mitos e cuide melhor dos seus dentes

Blog TePe

Portal Minha Vida

Escreva um comentário

Share This