Todo poder ao grão-de-bico

Imagem matéria
Golden Cuida

Conheça todos os benefícios e dicas sobre seu preparo.

O grão-de-bico é um legume cultivado há milênios e muito associado aos países do Oriente Médio, provavelmente devido a receitas tradicionais que o usam como ingrediente, como o homus tahine e o falafel.  Os povos antigos acreditavam que ele tinha poderes afrodisíacos. Com o passar do tempo, no entanto, tais efeitos acabaram não sendo comprovados cientificamente.

Apesar disso, o grão-de-bico não perdeu seu prestígio (muito pelo contrário). Tais crenças foram substituídas pela evidência de que ele é um alimento completo, que oferece não apenas energia, mas também inúmeros outros benefícios.

Se você ainda não inseriu o grão-de-bico no seu dia a dia, basta dar uma rápida olhada nas suas propriedades para dar-lhe uma segunda chance.

Afinal, porque o grão-de-bico é tão bom para a saúde?

É muita coisa boa em um alimento só: é fonte de energia, tem baixo índice glicêmico, contém fibras, ferro, proteínas, vitaminas e, por último, o ainda não tão famoso, mas importantíssimo, triptofano.

Talvez apenas ouvindo essa sopa de letrinhas, você não tenha alcançado todas as vantagens que ele oferece. Por isso, listamos abaixo alguns dos principais benefícios do grão-de-bico.

  1. Controla o açúcar no sangue
    As porções generosas de carboidratos encontradas no grão-de-bico têm baixo índice glicêmico. Ou seja, ele ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue.
    Além disso, por ser rico em fibras solúveis, o grão-de-bico ajuda o nosso organismo a eliminar os açúcares. Por tudo isso, trata-se de um alimento ideal para prevenir ou controlar a diabetes.
  2. É bom para o intestino preso
    Cada 100g de grão contém 17g de fibras, sendo na sua maioria fibras solúveis. Além disso, ele tem uma grande quantidade de celulose contida em sua casca.
    O resultado: trata-se de um excelente estimulante para o bom funcionamento do intestino.
  3. Controla o colesterol
    Além de ser isento de colesterol em sua composição, o grão-de-bico é rico em fibras que ajudam a eliminar o colesterol ruim (LDL) e a reduzir suas taxas (fato comprovado por estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition).
  4. Afasta o cansaço
    Por ter altas doses de ferro, um mineral bastante conhecido por atuar contra a anemia, o grão-de-bico também influencia na sua disposição.
    Conheça alimentos que ajudam no combate ao cansaço.
  5. Ajuda no combate à depressão
    O grão-de-bico também é rico em triptofano, aminoácido utilizado pra produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela ativação de centros cerebrais relacionados ao bem-estar, satisfação e confiança.
    Trata-se de um dos poucos vegetais que oferecem doses significativas deste aminoácido.
  6. É Bom para a circulação
    Por ser rico nos lipídios ômega 3 e 6, o consumo de grão-de-bico também está associado à diminuição do índice de gorduras no sangue e à prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e Acidente Vascular Cerebral (AVC).
  7. Inibe o apetite
    O grão-de-bico é rico em fibras, a maioria solúvel. Por isso, o seu consumo traz uma maior sensação de saciedade.
    Embora não seja um alimento reduzido em calorias, ele pode ajudar a emagrecer, uma vez que a pessoa, ao consumi-lo, sente-se bastante satisfeita e tende a comer menos em seguida.
  8. Vitaminas e mais vitaminas
    O grão-de-bico contém uma generosa quantidade de cálcio, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B, além de ser uma excelente fonte de proteínas, mesmo sendo um alimento vegetal.
    Conheça os sinais de que nosso corpo está precisando de proteína.

Dicas de compra e consumo

Aqui no Brasil, apesar de não ser tão popular quanto o feijão, ele pode ser facilmente encontrado em mercados e feiras.

Você poderá comprar o grão-de-bico em lata ou na versão crua, geralmente vendida em sacos. A primeira já vem pronta e você não precisa cozinhar. Já a segunda, que é mais em conta, exige alguns cuidados para melhor aproveitamento dos nutrientes. Confira:

  • especialistas sugerem que o grão-de-bico, antes do preparo, fique de molho, em água e na geladeira, de um dia para o outro;
  • evite retirar a casca, que é rica em fibras, ajuda a regular o intestino e a aumentar a sensação de saciedade.

Após seguir esses passos simples, você pode preparar diversos pratos. O grão-de-bico é um alimento muito versátil, basta uma rápida pesquisa na internet para encontrar receitas de saladas, pastas, sopas, hambúrguer e, é claro, de homus e falafel.

 

Faça sua cotação

Saiba mais:

Wikipedia: o grão-de-bico

Portal Saúde Abril: raio-x do grão-de-bico

Revista Viva Saúde: um alimento que ajuda na disposição

Globo Repórter: fonte de bem-estar físico e emocional