Proteja sua pele no verão

Golden Cuida

por Golden Cross

Thu Dec 22 06:00:00 BRST 2016


Usar filtro solar é obrigatório, mas é possível adotar outras medidas.

Durante o verão, a combinação do aumento das atividades ao ar livre com a alta intensidade da radiação solar pode resultar em riscos de queimaduras, câncer de pele, alergias, entre outros problemas. Por isso, os cuidados com a pele também devem aumentar.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para que todos possam aproveitar a estação mais quente do ano sem causar danos à saúde. Confira.

O básico: protetor solar

Usar filtro solar é obrigatório. No verão, então, é hora de intensificar seu uso, aplicando-o diariamente, indo ou não à praia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a escolha do Fator de Protetor Solar (FPS) deve ser feita usando os seguintes critérios.

  • Uso no dia a dia (um passeio na rua, por exemplo): protetores com PFS 15 ou 20 são suficientes;
  • Exposições mais longas ao sol (na praia, piscina etc.): use um protetor com FPS 30 ou superior.

Tenha atenção também às especificações dos produtos. Eles devem proteger contra os raios UVA, (indicado no rótulo pela sigla PPD, do inglês, Persistent Pigment Darkening) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS).

Como usar o protetor solar

Aplique o produto 30 minutos antes da exposição ao sol para que a pele o absorva, reaplicando-o a cada duas horas. Em caso de transpiração excessiva ou contato com a água, esse tempo deve ser reduzido. Não se esqueça das mãos, orelhas, nuca e pés.

Proteja também as cicatrizes, colocando o filtro diretamente sobre elas, ou utilizando adesivos e esparadrapos.

Com relação a tatuagens, os cuidados devem ser redobrados, principalmente se for uma nova “tattoo” (quando a pele ainda está se recuperando). Dermatologistas indicam a aplicação de protetor solar com FPS 50 ou mais a cada hora, além de outros cuidados, como hidratação constante.

Saiba mais sobre os cuidados específicos com tatuagens aqui.

Cuidados com as crianças

Os pequenos, quando vão à praia ou à piscina, adoram ficar muito tempo na água. Por isso, o cuidado deve ser redobrado.

Os pais devem escolher protetores solares resistentes à agua, aplicando-os a cada hora, considerando o FPS indicado mais acima (30 ou mais).

Importante: o filtro solar deve ser aplicado em crianças a partir dos seis meses de idade. Nos bebês, o ideal é usar protetores adequados para a sensibilidade natural da sua pele. Em caso de dúvidas, sugere-se pedir orientação ao pediatra ou a um dermatologista.

Complementos ao protetor solar

Existem produtos que complementam o uso do protetor solar. Confira.

  • Para o corpo: use roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois estas retêm cerca de 90% da radiação UV.Tecidos sintéticos, como o nylon, retêm apenas 30%. Você também pode adquirir roupas produzidas com proteção contra os raios UV;
  • Para o cabelo: use chapéus com abas ou bonés, de preferência aqueles feitos com algodão ou com proteção contra os raios UV. Você também pode aplicar fluidos siliconados nas pontas dos cabelos para protegê-los;
  • Para os olhos: use óculos escuros com proteção UV, que previnem cataratas e lesões à córnea. Para mais informações sobre a escolha dos seus óculos de sol, clique aqui.

Outros cuidados

Reunimos outros hábitos que certamente irão ajudar todos a aproveitar o verão sem riscos para a saúde.

  • No banho, a pessoa deve usar sabonetes compatíveis com seu tipo de pele. Além disso, a temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento;
  • Hidratação sem medo de ser feliz, por dentro e por fora, é a regra. Beber muita água, suco de frutas e água de coco, além de aplicar um hidratante diariamente são hábitos altamente recomendados;
  • Exposição solar só entre 10h e 16h;
  • Barracas de praia ou de piscina devem ser feitas de algodão ou lona, que absorvem até 50% da radiação UV;
  • Para orientações mais precisas para o seu tipo de pele, questões sobre sinais e outras dúvidas, sugerimos a consulta com um médico dermatologista.

 

Saiba mais

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Jornal O Globo

Revista Pais e Filhos

Propaganda