Lentes de contato dentais: vantagens e desvantagens

Imagem matéria
Golden Cuida

Entenda os benefícios e limitações deste tratamento cada vez mais procurado.

Celebridades da TV, do esporte e da música são verdadeiras formadoras de opinião.  Tudo que elas usam, falam e fazem acaba tendo grande influência sobre toda a população. Talvez por isso, após muitas delas terem recorrido às lentes de contato dentais, um grande número de pessoas passou a buscar a técnica, que promete restaurar imperfeições e oferecer um sorriso mais bonito.

As lentes de contato realmente são um grande avanço da tecnologia odontológica e oferecem muitas vantagens (que apresentaremos adiante). Alguns cuidados, no entanto, devem ser tomados antes do paciente decidir por elas.

Neste artigo, buscamos esclarecer o que são as lentes de contato dentais, quais as vantagens e quais os pontos de atenção que devem ser levados em conta antes do paciente optar pelo tratamento.

Conheça alguns mitos e verdades sobre a saúde bucal

O que são lentes de contato para os dentes?

São próteses de porcelana muito finas que são fixadas sobre a superfície dos dentes para corrigir pequenas imperfeições de forma, tamanho ou cor.

Sempre prescrita por um dentista, a técnica costuma ser indicada nas seguintes situações:

  • dentes com manchas;
  • dentes com pequenas fraturas;
  • pacientes com muito espaço entre os dentes;
  • dentes desalinhados ou irregulares.

Uma evolução tecnológica

As lentes são uma evolução das facetas de porcelana, já utilizadas há mais tempo e que têm o mesmo objetivo estético. A novidade está na sua espessura, muito mais fina que a das facetas, o que torna sua aplicação muito menos invasiva, reduzindo a necessidade de desgaste dos dentes.

O procedimento para colocar as lentes de contato também é mais simples: após a indicação, prova e aprovação das peças, elas são fixadas nos dentes, adquirindo boa resistência ao desgaste natural do dia a dia.

Quando são contraindicadas

Alguns grupos de pessoas não devem recorrer às lentes, buscando outros tratamentos junto ao seu dentista, como a faceta normal, coroas em porcelana etc. São eles:

  • crianças e adolescentes, uma vez que ainda não terminaram sua fase de crescimento facial;
  • pessoas com os dentes muito comprometidos, com cáries e restaurações, ou que já possuam próteses de cerâmica ou porcelana;
  • pacientes que rangem os dentes ou que têm uma mordida desequilibrada.

Principais vantagens e desvantagens

Antes de seguir em frente, o paciente deve considerar os pontos positivos e negativos da técnica para tomar sua decisão.

Principais vantagens da aplicação das lentes.

  • Maior resistência a manchas que restaurações em resina;
  • Possibilidade de personalização da cor do revestimento de forma a ter um resultado mais próximo possível do natural;
  • Resultados rápidos e duradouros;
  • Aplicação com desgaste mínimo dos dentes;

E algumas das principais desvantagens.

  • Uma vez no lugar, as lentes de contato não podem ter sua cor alterada (se você quiser clarear os dentes, deve fazê-lo antes da aplicação);
  • É um tratamento muito caro se comparado a outras técnicas;
  • Pode haver dificuldade de reparação em caso de fratura.

Convivendo com as lentes de contato dentais

Ao recorrer ao tratamento, tenha em mente que as lentes não oferecem proteção contra cáries e outros problemas de saúde bucal. Por isso, a higiene deve ser feita com todo o cuidado recomendado pelos dentistas.

Conheça as doenças mais comuns causadas pela má higiene bucal

Também é bom evitar hábitos como roer unhas e o excesso de café e vinho, bebidas que podem escurecer as lentes. Por fim, a mesma lembrança de sempre: evite fumar. Seus dentes e seu corpo agradecem.

Faça sua cotação

Saiba mais

Blog TePe: sobre lentes de contato dentais

Revista Glamour: diferenças entre lentes de contato dentais e facetas

Portal minhavida.com: vantagens e desvantagens do tratamento