15 Frutas e legumes indispensáveis no calor do verão

Golden Cuida

por Golden Cross

Mon Jan 09 06:00:00 BRST 2017


Confira uma lista de alimentos que ajudam a manter seu corpo hidratado.

Durante todo o ano, manter o corpo hidratado é fundamental para evitar diversos problemas, como tonturas, pressão baixa e, em casos mais graves, lesões térmicas e confusão mental. Com a chegada do verão, então, os cuidados devem ser redobrados.

Afinal, são nos dias mais quentes que ocorre o aumento da temperatura corporal, da transpiração e a consequente perda de líquidos e sais minerais.

Para manter o corpo hidratado, beber água é fundamental e indispensável, não há dúvidas. Ingerir alimentos ricos em líquidos e sais minerais, porém, é uma atitude que também ajuda muito a repor o que foi perdido com a transpiração.

Neste artigo, você conhecer os principais sinais da desidratação, quando pode ser necessário procurar ajuda médica e conhecer uma lista de frutas e legumes que cumprem - muito bem - o papel de ajudar o corpo a manter-se hidratado.

Conheça também: dicas para proteger sua pele no verão.

Sinais da desidratação

Uma desidratação leve, que pode ser tratada com a reposição de líquidos, costuma causar sintomas como boca seca, sonolência, prisão de ventre, tonturas etc.

Outro sinal muito importante é emitido pela urina. Se a cor dela está em um tom âmbar escuro, ou com amarelo forte, como um suco de maçã, provavelmente o corpo está desidratado e precisando de mais líquidos.

Importante: a maioria das pessoas consegue tratar a desidratação ingerindo mais líquidos e consumindo alimentos adequados. A busca por cuidados médicos deve ser feita, imediatamente, se surgirem sintomas mais severos, como sede excessiva, falta de urina, pele enrugada, tonturas e confusão mental.

Frutas e legumes aliados da hidratação

Eles vão ajudar seu corpo a manter-se corretamente hidratado.

  1. Abacaxi: contém 87% de água em sua composição. Além disso, conta com apenas 48 calorias a cada 100 gramas.
  2. Abóbora: possui 84% de água. Mesmo cozida, mantém nutrientes importantes e pode ajudar na hidratação.
  3. Abobrinha: tem 95% de água em sua composição. Como perde muita água quando é cozida, prefira consumi-la crua como acompanhamento em saladas.
  4. Acerola: a fruta possui 90% de água em sua composição, sendo uma excelente opção para você se hidratar. Fica ótima em sucos, sendo a combinação com a laranja uma pedida clássica em restaurantes e casas de sucos.
  5. Agrião: também tem bastante água, com 94% em sua composição. Também é recomendável consumi-lo cru em saladas e sanduíches.
  6. Brócolis: para comê-los, você precisará cozinhá-los. Mas, mesmo após o processo, mantêm 92% de água, sendo uma excelente opção.
  7. Cenoura: não parece, mas ela tem 88% de água e poucas calorias. Para ajudar na hidratação, opte também por comê-la crua, ralando ou fatiando-a.
  8. Couve-flor: assim como ocorre como os brócolis, comê-la cozida é bem melhor, e a quantidade de água ainda assim é animadora: 94%.
  9. Laranja-pera: com 89% de água, é uma excelente opção para o café da manhã ou lanche.
  10. Manga: esta fruta é a cara do verão e vai bem pura ou em diversas saladas. Possui 82% de água.
  11. Melancia: talvez a mais suculenta das frutas, tem 92% de água. Crianças costumam gostar bastante quando é feito um suco com ela.
  12. Morango: tem 92% de água e apenas 30 calorias por 100 gramas.
  13. Pepino: com 97% de água e apenas 17 calorias por 100 gramas, o pepino não pode faltar em sua salada. Assim como os outros legumes, prefira-o cru.
  14. Pêssego: pode ser consumido puro, em suco ou fazer parte de uma salada de frutas. Tem 89% de água.
  15. Tomate: composto por 95% de água, é um dos campeões em quantidade do líquido. Para hidratar, consuma-o na forma crua.

Mais neste blog: conheça alimentos ideais para combater o cansaço.

 

Saiba mais

Confira os sites usados como fonte para a elaboração deste artigo.

Portal Terra

Portal Minha Vida

Revista Corpo a Corpo

Site Dr. Dráuzio Varella: sobre consumo de água e desidratação

Portal Minha Vida:  sobre desidratação

Propaganda